O gestor que requer maior precisão na elaboração de estimati...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e explorar mais sobre o tema da questão.
O enunciado aborda a gestão econômico-financeira no contexto da elaboração de estimativas de custos. Para responder corretamente, é fundamental conhecer diferentes técnicas de estimativa e suas características.
A técnica mencionada na questão é a estimativa análoga. Este método envolve o uso de dados históricos de projetos anteriores, semelhantes em escopo e natureza, para prever custos em um novo projeto. É uma técnica útil para estimativas rápidas e de alto nível, mas pode não ser a mais precisa.
Justificativa da alternativa correta:
Estimativa análoga é ideal para cenários em que a precisão não é a prioridade principal. É uma técnica rápida e eficiente, mas a precisão pode ser comprometida devido às variações entre projetos passados e os atuais. Portanto, se o gestor necessita de maior precisão nas estimativas de custos, ele deve evitar a estimativa análoga e optar por técnicas mais detalhadas e precisas, como a estimativa paramétrica ou estimativa bottom-up.
Estimativa paramétrica utiliza algoritmos e relações matemáticas para calcular custos com base em parâmetros do projeto, como metros quadrados, horas de trabalho, etc. Essa técnica é mais precisa que a análoga, desde que os parâmetros e os dados históricos sejam confiáveis.
Estimativa bottom-up envolve a decomposição do projeto em suas partes mais detalhadas (pacotes de trabalho) e a estimativa de custos para cada um desses pacotes. Essa técnica é muito precisa, mas também é mais demorada e trabalhosa.
Portanto, a questão está correta ao afirmar que, para obter maior precisão, o gestor deve evitar a técnica da estimativa análoga.
Espero ter ajudado a esclarecer o tema. Se precisar de mais alguma informação ou tiver dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADA, pois a questão fala que o gestor quer maior precisão, logo neste caso deveria ser utilizada a estimativa paramétrica tem como base um histórico, não ficando presa a experiência pessoal.
Existem três diferentes tipos de estimativas, a saber: a estimativa análoga, a estimativa paramétrica e a estimativa de três pontos.
A estimativa análoga é aquela estimativa baseada na experiência da pessoa que faz a estimativa. É uma percepção pessoal, normalmente baseada na duração real de uma atividade anterior com características semelhantes. É mais usada quando a quantidade de informações é limitada, como por exemplo, no início do projeto.
A estimativa paramétrica tem como base um histórico, não ficando presa a experiência pessoal. Um exemplo nítido é o uso da análise de pontos de função para determinar a produtividade a ser medida em homem-hora. Esta métrica permite estimar atividades correlatas, sempre se baseando no histórico existente na empresa.
A estimativa de três pontos usa uma média de três durações estimadas. Estas durações baseiam-se em uma estimativa otimista, uma pessimista e uma mais provável. A partir desta definição pode-se utilizar uma média ponderada, como no caso da estimativa utilizada por PERT, atribuindo os seguintes pesos: 1- otimista, 4 – mais provável e 1 – pessimista.
http://tiinteligente.blogspot.com.br/2010/08/pmbok-areas-de-conhecimento_31.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo