A respeito de arquivo permanente, julgue o item a seguir.O f...
O fundo de arquivo é formado a partir da aplicação do princípio da proveniência.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O princípio da Proveniência, ou de Respeito aos Fundos, afirma que não pode haver uma mescla, uma mistura, entre conjuntos de documentos que foram produzidos por entidades diferentes. Isso por que se compromete o objetivo do arquivo. Não se pode, por exemplo, misturar os conjuntos de documentos produzidos pela FUB com os conjuntos de documentos produzidos pela UFRJ ou o MinC, pois são instituições diferentes.
Quando se aplica o principio da Proveniência temos a limitação de produzir conjuntos documentais compostos exclusivamente por documentos produzidos por um único produtor. E conjuntos formados por documentos de um único produtor é a composição do fundo arquivístico.
Gabarito da banca: Certo
Gabarito do professor: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
princípio da proveniência
Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo(1) produzido por uma entidade
coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
Gab. Correto
Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos - é o mais importante princípio da arquivologia.
Correta.
Complementando...
Fundo de arquivo
O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções. E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos, é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.
Princípio da proveniência ou ordem original:
É o princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitado a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros. A proveniência transmite informação importante sobre o contexto em que os documentos foram criados.
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html
CORRETO
O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções.
E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos, é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.
Conceito: A Teoria Arquivística, também conhecida como Arquivologia, pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.
Síntese: A teoria e o trabalho acadêmico dos arquivos são chamada arquivística.
Há 2 (dois) aspectos que devemos salientar sobre "Arquivística":
a) O primeiro refere-se aos grandes volumes de documentos acumulados diariamente pelas organizações, o que exige uma maior sofisticação dos esquemas de classificação e;
b) O segundo relaciona-se ao desenvolvimento teórico da organização de documentos arquivísticos.
Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
1- Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
2- Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
3- Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
4- Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
5- Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo