Acerca do método geográfico de arquivamento, assinale a alte...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - É um método do sistema direto.
Ao estudarmos sobre métodos de arquivamento, é importante distinguir entre os sistemas direto e indireto. O método geográfico de arquivamento, que é o foco da questão, classifica os documentos de acordo com a sua origem geográfica, como países, estados ou cidades. Este método é considerado um sistema direto porque permite localizar o documento desejado sem a necessidade de consultar índices ou guias externos. Ou seja, ao procurar um documento, você vai diretamente à seção que corresponde à sua localização geográfica.
Por exemplo, se um arquivo está organizado geograficamente por países, você acessa diretamente a seção onde os documentos do país em questão são armazenados. Isto facilita e agiliza o acesso, principalmente quando há um volume grande de documentos e a localização geográfica é um critério relevante para a sua consulta.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- A opção A está incorreta porque o método geográfico não prioriza o nome como principal elemento de arquivamento, e sim a localização geográfica.
- A opção C está incorreta porque não existe uma regra que determine que as capitais devem ser alfabetadas por último no método geográfico.
- A opção D está incorreta uma vez que não há uma exigência de destaque especial para as capitais no método geográfico, a não ser que a política interna da instituição determine tal prática.
- A opção E está incorreta porque, mesmo no método geográfico, quando organizamos os documentos pelo nome do país, eles devem ser dispostos em ordem alfabética, a menos que haja alguma diretriz específica contrária.
Assim, ao aplicar o método geográfico, é fundamental compreender que a organização se dá pelo critério de localização, o que caracteriza um sistema de arquivamento direto, permitindo o acesso imediato ao documento sem intermediários, razão pela qual a alternativa B é a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Neste método, os documentos serão de acordo com o local ou setor em que foram produzidos(procedência). É um método classificado como direto, pois a busca do documento é feita diretamente no local onde se acha guardado.Segue algumas regras, entre elas: em uma pasta com as cidades de um Estado a capital deve vir primeiro e as outras cidades em seguida em ordem alfabética.
questão mal formulada, a resposta "D" também é passível de acerto.
Essa funiversa é um LIXO
Prezado colega Heroneudo
Discordo da sua explicação, pois o método geográfico nem sempre precisa dar destaque às capitais. A assertiva D fala em "DEVE", o correto seria "PODE", pois quando o arquivamento é feito por cidades, sem haver a separação por Estado, NÃO há a necessidade de se colocar as capitais no início. A ordenação será simplesmente alfabética, com o detalhe de que, ao final de cada cidade, deve ser identificado o estado correspondente, para o caso de cidades com o mesmo nome.
Ex:
Anápolis (Góias)
Crato (Ceará)
Passo Fundo (Rio Grande do Sul)
Vitória (Espírito Santo)
resposta 'b'
sistema direto: alfabético e geográfico.
geográfico - segue também a ordem alfabética. Vejamos as possíveis formações:
1) pais - capital - cidade - nome
Brasil-Brasilia-Curitiba-Walter
2) estado - cidade - nome -> dentro do mesmo estado, a capital vem primeiro.
Paraná-Curitiba-Walter
Paraná-Apucarana-Eduardo
3) cidade - estado - nome
Apucarana-PR-Eduardo.
Curitiba-PR-Walter.
Bons estudos.
Aos que ficaram em dúvida na letra D, atentem que a alternativa não fala "estado-cidade", e sim "cidade", no primeiro assim como em "país-cidade" deve-se dar destaque a capital, no segundo não.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo