Considere um estabelecimento de saúde onde trabalham 20 empr...
• acidente de trabalho típico;
• acidente de trajeto;
• dor cervical;
• dengue;
• doença febril, cujo agente não pôde ser determinado.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Se o agente causador do quadro de doença febril indeterminada manifestado por um dos empregados apresentar comprovadamente limitado potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente, ele será classificado na classe de risco 1 para agentes biológicos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Essa questão explora o tema do Sistema de Saúde Brasileira e, mais especificamente, a classificação de agentes biológicos quanto ao risco de propagação e disseminação. Para responder corretamente, é necessário entender como os agentes biológicos são classificados em termos de risco.
Explicação:
Os agentes biológicos são classificados em quatro classes de risco, de acordo com o potencial de causar doenças em humanos e os riscos que apresentam ao meio ambiente e à comunidade. A classe de risco 1 é atribuída a agentes biológicos que apresentam um risco individual e para a comunidade muito baixo. Esses agentes são caracterizados por sua baixa capacidade de causar doenças em humanos saudáveis e por terem um potencial de propagação limitado.
No enunciado da questão, é mencionado que o agente causador do quadro de doença febril indeterminada tem um potencial limitado de propagação. Contudo, a expressão "potencial limitado" não é o bastante para classificá-lo automaticamente na classe de risco 1. Outros fatores, como a natureza da doença causada e a possibilidade de intervenção preventiva ou terapêutica, também devem ser considerados para uma classificação adequada.
Portanto, afirmar que um agente será classificado automaticamente na classe de risco 1 apenas porque apresenta um potencial limitado de propagação é incorreto. A classificação deve ser feita de maneira mais abrangente e cuidadosa, levando em conta todas as características do agente em questão.
Conclusão: A alternativa é considerada errada porque a classificação de agentes biológicos em classes de risco deve considerar diversos fatores além do potencial limitado de propagação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Risco 2!
Achei que a resposta estivesse na NR 32 mas, na verdade, está na Portaria 1914 de 2011, do Ministério da Saúde:
"Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas:
Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus sp. e Bacillus subtilis.
Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillus
anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplos: Vírus Ebola e Vírus Lassa."
Questão muito difícil...
NR 32 - ANEXO I
OS AGENTES BIOLÓGICOS SÃO CLASSIFICADOS EM:
Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
--> Classe 1 não é a resposta, pois tem baixa probabilidade de contaminar/propagar o ser humano, casos excepcionais.
Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. A questão refere: limitado potencial de propagação na comunidade (coletividade)...
--> É a resposta. Limitados potencial de propagação e disseminação, mas ocorre propagação.
Classe de risco 3: risco elevado (individual), com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Classe de risco 4: risco elevado (individual), com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo