A respeito de análise e desenvolvimento de sistemas, julgue ...
A respeito de análise e desenvolvimento de sistemas, julgue o item subsequente.
Algumas linguagens de programação orientadas a objeto
são baseadas em classes, mas há outras que não utilizam
as classes de objetos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
A orientação a objetos é um paradigma de programação que utiliza objetos e suas interações para desenhar aplicativos e programas de computador. Existem linguagens de programação que se baseiam em classes para definir os objetos, como é o caso de Java, C++, e C#. Nestas linguagens, as classes funcionam como "plantas" ou "modelos" a partir dos quais os objetos são criados, e incluem definições de atributos (dados) e métodos (funções ou procedimentos).
No entanto, é crucial entender que a orientação a objetos não se restringe apenas a linguagens baseadas em classes. Existem outras que adotam o paradigma de protótipos. Neste modelo, ao invés de classes, objetos são criados a partir de outros objetos já existentes, funcionando como protótipos para novos objetos. Um exemplo dessa abordagem é a linguagem JavaScript, que permite a criação de novos objetos diretamente a partir de outros ou até mesmo a criação de objetos sem nenhum protótipo, utilizando o método Object.create.
Portanto, a afirmação está correta ao dizer que algumas linguagens orientadas a objeto são baseadas em classes, mas também há aquelas que não utilizam classes de objetos e sim um sistema baseado em protótipos. Isso demonstra a flexibilidade do paradigma de orientação a objetos, adaptando-se às diferentes formas de implementação conforme as características de cada linguagem de programação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém pode citar um exemplo?
Algumas linguagens de programação orientadas a objeto são baseadas em classes (CERTO, classe cliente, produto, etc...) mas há outras que não utilizam as classes de objetos. (CERTO, interfaces, classes abstratas, etc..)
Como se faz orientação a objeto sem classes??
"A alternativa mais usual ao uso de classes é o uso de protótipos. Neste caso, objetos são copias de outros objetos, não instâncias de classes. Javascript e Lua são exemplos de linguagens cuja POO é realizada por protótipos."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo