As palavras destacadas a seguir podem ser substituídas por ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos analisar a possibilidade de substituição de algumas palavras do texto por aquelas sugeridas nas alternativas. O foco aqui é entender o sentido das palavras dentro do contexto apresentado e verificar a adequação semântica da substituição proposta.
Atenção ao enunciado: Ele pede para identificar a alternativa onde a palavra destacada não pode ser substituída pela palavra entre colchetes. Isso significa que estamos procurando a substituição inadequada.
Alternativa A: “[...] quem primeiro cunhou essa regra [...]” [CRIOU]
Análise: O verbo "cunhar" pode ser usado no sentido figurado de "criar" ou "estabelecer" algo novo, como uma regra ou expressão. Assim, a substituição por "criou" é possível e adequada. Portanto, não é essa a alternativa correta.
Alternativa B: “[...] diz o escritor francês Pascal Bruckner no livro A Euforia Perpétua.” [INDETERMINADA]
Análise: A palavra "perpétua" significa algo que é eterno ou que dura para sempre, enquanto "indeterminada" refere-se a algo que não tem um limite claro ou definido. Esses conceitos são diferentes, portanto, a substituição não é adequada. Essa é a alternativa correta.
Alternativa C: “[...] é causada pela tentativa incessante de ser feliz.” [CONTÍNUA]
Análise: "Incessante" e "contínua" são sinônimos, pois ambos indicam algo que não para ou que ocorre sem interrupção. A substituição é válida. Portanto, não é essa a alternativa correta.
Alternativa D: “[...] pode tornar as pessoas mais suscetíveis ao fracasso [...]” [PROPENSAS]
Análise: "Suscetíveis" e "propensas" podem ser usadas como sinônimos, pois ambas indicam uma tendência ou predisposição a algo. A substituição é apropriada. Portanto, não é essa a alternativa correta.
Portanto, a alternativa correta é a Alternativa B, pois a substituição proposta não mantém o sentido original da palavra no contexto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
imprimir cunho ('marca') em
Perpétua vem do verbo perpetuar. O mesmo que: eterniza, imortaliza, pereniza, procria.
Ou seja, nada ver com a palavra "INDETERMINADA". Letra "B" .
o que é perpétuo tem período determinado, sendo este período correspondente a: "para sempre" "eternamente", como o Moisés bem colocou acima.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo