Ato da administração pode ser definido como declaração do E...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
Controle de legalidade pelo Poder Judiciário.
O fato da administração é qualquer evento ocorrido dentro da administração pública, independentemente da vontade humana, que gere efeitos jurídicos, como a morte de um servidor, enquanto o ato da administração é qualquer evento, obrigatoriamente, ligado à vontade humana, que ocorre dentro da administração pública, produzindo efeitos jurídicos.
Gab ERRADO.
A questão definiu o conceito de Ato Administrativo.
ato da administração é qualquer evento, obrigatoriamente, ligado à vontade humana, que ocorre dentro da administração pública, igualmente, produzindo efeitos jurídicos.
Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da administração pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.
Os fatos administrativos, por sua vez, são eventos materiais que podem repercutir no mundo jurídico (ex.: falecimento do agente público acarreta a vacância do cargo).
Gabarito: ERRADO
O termo atos da Administração representa o gênero composto por todos os atos praticados no exercício da função administrativa, incluídos:
a) atos de direito privado – a exemplo das doações, permutas, locações e compra e venda;
b) atos materiais da Administração – quando não há manifestação de vontade, mas apenas atividades de execução, como a apreensão de mercadorias, a demolição de uma edificação, a realização de um serviço, a pavimentação de uma rua;
c) atos políticos ou de governo – editados em obediência direta à Constituição, e com ampla discricionariedade, pelo Poder Executivo (apesar de controláveis pelo Judiciário), como o indulto (CF, art. 84, XII), a sanção (CF, art. 65), o veto (CF, art. 66, § 1º) e a iniciativa de leis delegadas (CF, art. 68); e
d) atos administrativos em sentido amplo: "declaração do Estado (ou de quem lhe faça as vezes – como, por exemplo, um concessionário de serviço público), no exercício de prerrogativas públicas, manifestada mediante providências jurídicas complementares da lei a título de lhe dar cumprimento, e sujeitas a controle de legitimidade por órgão jurisdicional" (Celso Antônio Bandeira de Mello).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo