Segundo a doutrina do risco administrativo, é isento da com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1371262 Direito Administrativo
Julgue o item a seguir, concernente ao direito constitucional e ao direito administrativo.
Segundo a doutrina do risco administrativo, é isento da comprovação de dolo ou culpa o terceiro prejudicado por danos que os agentes públicos, nessa qualidade, lhe causarem, bastando a demonstração do dano e de sua causação (ação ou omissão) por agente da entidade pública imputada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

teoria do risco administrativo, adotada pela Constituição Federal Brasileira, assevera que o Estado será responsabilizado quando causar danos a terceiros, independente de culpa. Exceto nos casos de existência de excludentes como as de caso fortuito ou força maior e culpa exclusiva da vítima.

Resposta:Certo

#Teoria do Risco Administrativo

É a responsabilidade objetiva do Estado, que paga o terceiro lesado,desde que ocorra o dano por ação praticada pelo agente público,mesmo o agente não agindo com dolo ou culpa.

Enquanto para a Administração a responsabilidade indexada da culpa,para o servidor,ela depende:aquela é objetiva,esta é subjetiva e se apura pelos critérios gerais do Código Civil.

FONTE: Básico para concursos - Alfacon

Gabarito:"Certo"

A teoria do risco administrativo, adotada pela Constituição Federal Brasileira, assevera que o Estado será responsabilizado quando causar danos a terceiros, independente de culpa. 

Não ficou faltando a menção ao nexo causal ?!

Gabarito duvidoso. No caso de omissão, aplica-se a responsabilidade subjetiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo