Está INCORRETO o que se afirma em:
Os filhos dos japoneses davam um duro danado, em poucos anos tinham feito muitas coisas, trabalho de um século. Na roça deles tinha tudo... Entravam na água e cortavam a juta, eram corajosos e disciplinados.
Vi vários deles, magros e tristes, na ilha das Ciganas, em Saracura, Arari, Itaboraí, e até no Paraná do Limão. Cortavam juta com um terçado, secavam as fibras num varal e depois as carregavam para a propriedade, onde eram prensadas e enfardadas; a maioria dos empregados morava em casebres espalhados em redor de Okayama Ken; quando adoeciam, eram tratados por um dos poucos médicos de Parintins, que uma vez por semana visitava os trabalhadores da propriedade.
(Cinzas do Norte. Milton Hatoum. São Paulo: Cia das Letras, 2005, p.71, com adaptações)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: letra E (incorreta).
Vejamos:
e) A tristeza dos trabalhadores famélicos retratados no texto desperta emoções negativas com relação a eles no narrador do texto.
*Trabalhadores famélicos = trabalhadores famintos. (isso não foi retratado no texto)
Comentário breve:
O autor deixa bem claro o apreço e o respeito que o mesmo tem aos filhos de orientais, ou seja, independente da tristeza ou incapacidade moral dos trabalhadores orientais o respeito do autor com os mesmos é imparcial.
A alternativa INCORRETA é a letra E, pois no deslinde do texto o autor não deixa transparecer nenhum sentimento negativo em relação aos trabalhadores famélicos.Lembre-se que o que caracterizaria a emoção do autor no texto seriam juízos de valores, o que não se percebe em nenhum momento.
O erro está justamente na palavra "famélicos" que significa famintos. No primeiro parágrafo está escrito "Na roça de deles tinha de tudo..." Logo supõe-se que os trabalhadores não passavam fome.
Não é porque os trabalhadores eram magros que eles eram famintos. Eu sou magro mas não morro de fome.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo