Em documentos oficiais em forma de memorando, ofício e aviso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q209431 Redação Oficial
Imagem 007.jpg

Considerando que o documento acima, adaptado, seja uma
comunicação oficial do Tribunal de Contas da União (TCU) a ser
encaminhada ao destinatário, julgue os itens subsequentes, no que
se refere à sua adequação às normas da redação oficial.

Em documentos oficiais em forma de memorando, ofício e aviso, empregam-se os fechos de acordo com a relação hierárquica estabelecida entre remetente e destinatário do documento; por isso o termo “Respeitosamente”, no fecho do memorando em apreço, deve ser substituído por Atenciosamente, dado que o documento se dirige a autoridades de hierarquia inferior à do remetente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA: C

Conforme o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

        a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

        Respeitosamente,

        b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

        Atenciosamente,

Na questão, temos um memorando partindo do SECRETÁRIO-GERAL DE CONTROLE EXTERNO para os CHEFES DE UNIDADES TÉCNICAS DA SEGECEX, ou seja, comunicação com autoridades de hierarquia inferior, o que se justifica o fecho ATENCIOSAMENTE.

FORÇA E FÉ!

Na Redação Oficial Brasileira só são permitidos dois tipos de fecho: Respeitosamente: para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.
  Atenciosamente: para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.


Curiosidade: na redação oficial brasileira já foi permitido mais de 10 tipos de fecho diferentes, e para simplicar resumiram a apenas os dois citados anteriormente.

        O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

 a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

        Respeitosamente,

 b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

        Atenciosamente,

        Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

        Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:

(espaço para assinatura)
Nome
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

(espaço para assinatura)
Nome
Ministro de Estado da Justiça

        Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

2.2. Fechos para Comunicações
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no  1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte:
BRASIL. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2° edição, revista e atualizada, Brasília, 2002.
Exemplo:exemplo: Funcionário de Atendimento para Diretor do mesmo local,

Sendo o memorando de comunicação interna, e sendo direcionado a hierarquias superiores dentro do mesmo local,  a resposta está errada. Pois neste caso, a hierarquia é superior! Então é Respeitosamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo