Assinale a alternativa que contém uma conta patrimonial que...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As contas apresentarão saldo, regra geral, de acordo com sua natureza, da seguinte forma:
Contas do ativo – Natureza devedora, portanto saldo devedor;
Contas retificadoras do ativo - Natureza credora, portanto saldo credor;
Contas do passivo – Natureza credora, portanto saldo credor;
Contas retificadoras do passivo – Natureza devedora, portanto saldo devedor;
Contas do patrimônio líquido – Natureza credora, portanto saldo credor;
Contas retificadoras do patrimônio líquido – Natureza devedora, portanto saldo devedor;
Contas de receita – Natureza credora, portanto saldo credor;
Contas de despesa - Natureza devedora, portanto saldo devedor.
Devemos lembrar que existem algumas poucas contas que não possuem natureza definida, podendo apresentar saldo devedor ou credor.
Regra geral, toda conta poderá apresentar resultado nulo.
A banca examinadora quer que seja apontada uma conta que apresentará sempre saldo credor ou nulo.
Desta forma, sabemos que a banca quer que assinalemos uma conta que seja retificadora do ativo ou uma conta do passivo ou do patrimônio líquido ou de receita.
Vamos analisar as alternativas:
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"O grupo resultado de exercícios futuros – REF foi extinto com a edição da MP 449 e Lei 11.941/2009. Em seu lugar, deve ser usada a conta receitas diferidas, que fica no passivo não circulante. O saldo que porventura existente no REF deve ser reclassificado para receita diferida.
O exemplo clássico explorado pelas bancas de resultado de exercícios futuros (agora receita diferida, no passivo não circulante) são os aluguéis recebidos antecipadamente.
A receita diferida é uma receita que a empresa já "ganhou" (não precisa devolver), mas ainda não pode ir para o resultado por causa do regime de competência. Assim, não há sentido colocá-la no passivo circulante, pois a receita diferida não será paga a ninguém. E passivo implica em um pagamento a terceiro."
Por essa razão, saldo credor ou zero, conforme seja apropriada segundo o regime de competência.
Fonte: Curso de Contabilidade Geral e Avançada - Estratégia Concursos
Receitas diferidas ocorrem quando você foi pago antecipadamente por um cliente, mas ainda não terminou o trabalho. Elas aparecem no balanço patrimonial como um passivo. Transações calculadas representam despesas e reservas que não têm efeito no caixa da sua empresa.
Fonte: blog do empreendedor
Credor - quando o valor do crédito for superior ao do débito (D < C); Nulo - quando o valor do débito for igual ao do crédito (D = C)
A) Receitas diferidas ocorrem quando você foi pago antecipadamente por um cliente, mas ainda não terminou o trabalho. Elas aparecem no balanço patrimonial como um passivo. Transações calculadas representam despesas e reservas que não têm efeito no caixa da sua empresa.
B) Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
C) Os prejuízos acumulados são o saldo contábil negativo da empresa antes de este ser assimilado pelo lucro acumulado. Na prática, trata-se do acumulado dos resultados negativos de uma companhia em determinado período. ... Assim, se há prejuízo acumulado, o lucro irá “pagar” esse saldo negativo.
D) Ajuste de avaliação patrimonial é uma conta que integra o patrimônio líquido do negócio, com o objetivo de corrigir os valores dos bens do negócio, ainda que já informados anteriormente em balanços patrimoniais. ... O intuito é corrigir, a valor justo, os valores dos bens que integram o patrimônio da empresa.
E) Imobilizado em andamento é aquele que ainda não entrou em operação, ou melhor, aquele que ainda não está pronto para entrar em operação.
Por meio da , foram alterados diversos dispositivos da Lei nº 6.404/1976 (Lei das S/A.).com a revogação do art. 181, ficou eliminado o grupo Resultados de Exercícios Futuros (REF), e o saldo existente no REF em 31.12.2008 deverá ser reclassificado para o Passivo Não-Circulante em conta representativa de receita diferida, e esse registro deverá evidenciar a receita diferida e o respectivo custo diferido .
Receitas diferidas ocorrem quando você foi pago antecipadamente por um cliente, mas ainda não terminou o trabalho. Elas aparecem no balanço patrimonial como um passivo. Transações calculadas representam despesas e reservas que não têm efeito no caixa da sua empresa.
É mais uma questão legal ( ALTERAÇÃO QUE ACONTECEU NA LEI 6404) , acho que nós os candidatos não devemos buscar todas as vezes que as coisas tenham a nossa lógica , pois , isto pode nos ser prejudicial e sim ir buscar o nosso ponto na prova .
é muito compreensível vermos terminologias que achamos estrando , indo para a língua portuguesa encontramos queo significado de Diferido é : Que se conseguiu diferir; adiado. Que acabou demorar mais do que o esperado; delongado .
Fonte : Lei 6404 Art. 299-B. O saldo existente no resultado de exercício futuro em 31 de dezembro de 2008 deverá ser reclassificado para o passivo não circulante em conta representativa de receita diferida.
Bons estudos a todos os colegas .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo