Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego do hífen...
Luís Fernando Veríssimo
Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre quebram na concentração.
Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando "Não me olhem! Não me olhem!", só para chamar a atenção.
O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo, mas o próprio destino não pensa em outra coisa, a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.
Disponível em: http://ainagaki.sites.uol.com.br/textos/timidez.htm
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não emprega-se hífen quando o elemento começa com prefixo "re-".
Pessoal,
De acordo com Nilson Teixeira:
a) Contrarreforma - prefixos como "contra", "extra", "sobre", entre outros somente haverá emprego de hífen se a outra palavra é iniciada por h ou mesma vogal. Ex: contra-ataque, extra-hepático, sobre-humano, sobre-exceder.
Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com s ou r, as consoantes devem ser duplicadas exatamente como contrarreforma, antessala, antirreumático.
b) Inter-relação - palavras formadas com os prefixos inter, hiper e super haverá emprego de hífen desde que seguidos de palavras iniciadas por h ou r como inter-relação, hiper-requintado, super-racional.
c) Anti-inflamatório - mesma regra da letra a.
d) Semi-reta - mesma regra da letra a. Portanto, o correto seria semirreta.
Resposta: letra D
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
para saber usar o hífen
- usa-se o hífen antes de palavra começada por H.
Exemplos: anti-higiênico, anti-histórico, macro-história, mini-hotel, sobre-humano, super-homem, ultra-humano, anti-herói, supra-hepático, neo-helênico.
Exceção: se o prefixo for DES, DIS, IN, PRO, CO, PRE, RE e TRANS não se usa o hífen. Exemplo: coabitação, inábil, desumano, inabitual, coerdeiro (ver regra número 10).
- usa-se o hífen se o prefixo terminar com a mesma letra do início da próxima palavra.
Exemplos: micro-ondas, anti-inflacionário, sub-bibliotecário, inter-regional, anti-inflamatório, hiper-realista, arqui-inimigo, micro-ônibus, inter-racial, super-resistente, ultra-absorvente, contra-ataque.
Exceção: se o prefixo for DES, DIS, IN, PRO, CO, PRE, RE e TRANS não se usa o hífen. Exemplos: preexistente, preelaborar, reescrever, reedição, reestruturar, coobrigação, cooperar, coordenador, reeleger, desserviço, transexual, dissenso, inacionalidade, proótico
- usa-se o hífen sempre quando o prefixo for ex, sem, aquém, além, recém, pós,pré, pró, soto/sota, grão/grã ou vice.
Exemplos: vice-rei, além-mar, além-túmulo, ex-aluno, pós-graduação, pré-história, recém-nascido, sem-terra, pré-nupcial, soto-almirante, soto-general, sota-ministro, grã-fino, grão-duque.
Resposta letra D.
Resolvendo:
a) Prefixo terminados em VOGAL + palavras iniciadas em R ou S - não é colocado hífen; deve dobrar o R ou S;
b) Prefixo terminados em CONSOANTE + palavras iniciadas com a MESMA CONSOANTE: Coloca hífen;
c) Prefixo terminados em VOGAL + palavras iniciadas com a MESMA VOGAL: coloca hífen;
d) RESPOSTA: semiRReta ---> Mesma explicação da letra a)
Meus amigos, lembrem-se do PSICANEPIUS:
Proto
Semi
Infra
Contra
Auto
Neo
Extra
Pseudo
Intra
Ultra
Supra
Todos esses, antes de "h" ou vogal igual a última do prefixo, usa-se hífen. Ex: pseudo-homérico,
Já se os prefixos antecederem palavras iniciadas com "r" ou "s", duplica-se as consoantes. Ex: contrarreforma, neorrepublicano.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo