O que motivou o ataque à ativista paquistanesa foi a

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo |
Q295314 Atualidades
Imagem 008.jpg

O que motivou o ataque à ativista paquistanesa foi a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa que ficou conhecida internacionalmente por sua luta em prol do direito à educação para meninas e mulheres em um contexto de opressão extrema sob o regime do Talibã no Paquistão. O ataque covarde que sofreu em outubro de 2012 foi um claro esforço para silenciá-la, mas, ao contrário, ampliou sua voz em uma escala global.

A resposta correta para a pergunta posta é C) Defesa do direito das mulheres de estudarem e as denúncias feitas por Malala de abusos cometidos pelo Talibã.

Malala criticava publicamente as políticas opressivas do Talibã, que incluíam proibir meninas de frequentar a escola. Aos 11 anos, ela começou a escrever um blog para a BBC Urdu sobre sua vida sob o regime do Talibã, e como eles influenciavam a educação das mulheres. Ela se tornou uma figura pública e um símbolo da resistência contra o Talibã e suas práticas extremistas e, por consequência, um alvo.

As razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas incluem:

A) Malala critica as políticas do Talibã, mas seu foco sempre foi na educação e nos direitos das mulheres, não necessariamente na vestimenta islâmica.

B) Não há evidências de que Malala se converteu ao cristianismo; ela é conhecida por defender a educação e os direitos das mulheres dentro do contexto de sua fé islâmica.

D) Malala não estava envolvida em nenhum tipo de operação de inteligência e não há registro de que denunciou o paradeiro de Osama Bin Laden, que além disso, não é o fundador do Talibã, mas sim da Al-Qaeda.

E) Enquanto Malala utilizava seu blog para compartilhar suas experiências e visões, sua abordagem sempre esteve centrada na educação e nos direitos humanos, não promovendo necessariamente uma "postura extremamente ocidentalizada".

Resposta: C

Gabarito do Professor: C

Referência bibliográfica:

Malala Yousafzai: Pakistani girl shot by Taliban has 'suffered severe brain damage'" - The Telegraph (https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/pakistan/10354056/Malala-Yousafzai-Pakistani-girl-shot-by-Taliban-has-suffered-severe-brain-damage.html)

"Malala Yousafzai, a Pakistani Girl, Was Shot in the Head by the Taliban" - The New York Times (https://www.nytimes.com/2012/10/10/world/asia/malala-yousafzai-pakistani-girl-shot-in-taliban-attack.html)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PONTOS IMPORTANTES DA REPORTAGEM.
 
Médicos retiram bala de menina ferida por Taleban no Paquistão
”Médicos paquistaneses conseguiram retirar uma das balas que atingiram a jovem ativista Malala Yusufzai, 14, vítima de um ataque feito pelo grupo armado Taleban na hora em que saía da escola, na terça-feira.Segundo testemunhas, o atirador se aproximou na saída das aulas e perguntou quem era Yousufzai. Uma das crianças questionadas teria mentido e ele atirou nela e na adolescente ativista. Yousufzai ficou famosa em 2009 quanto, aos 11 anos, começou a denunciar abusos do Taleban, como incêndios em escolas de meninas e morte de opositores no vale de Swat. Devido ao trabalho, a jovem recebeu prêmios diversos, incluindo o Prêmio Nacional da Paz, a honraria mais elevada do governo do Paquistão.”

Fonte: 
http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/10/10/medicos-retiram-bala-de-menina-ferida-por-taleban-no-paquistao.jhtm

Completando o colega acima, em outubro passado, ela foi baleada na cabeça por defender a educação das mulheres no Paquistão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo