Em relação à preservação e à conservação de documentos, julg...
A exposição de documentos à radiação ultravioleta é benéfica, pois auxilia no combate a microrganismos que deterioram as fibras do papel.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sendo assim, o ambiente de armazenamento de documentos deve estar livre de qualquer radiação luminosa. Seu uso deve ser sempre controlado, e somente em quantidade necessária ao uso do documento.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errada.
O CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) estabeleceu algumas medidas para estes tipos de radiação:
-monitorar os níveis de luminosidade, em especial das radiações ultravioletas;
-reduzir ao máximo a radiação UV emitidas por lâmpadas fluorescentes.
DETALHES TÉCNICOS PARA CONSERVAÇÃO:
- LUMINOSIDADE: USAR LUZ ARTIFICIAL COM PARCIMÔNIA. LUZ DO DIA DEVE SER EVITADA, POIS ACELERA O DESAPARECIMENTO DE TINTA E ENFRAQUECE O PAPEL.
- UMIDADE: AR SECO ENFRAQUECE O PAPEL. AMBIENTES MUITO ÚMIDOS CAUSAM O APARECIMENTO DE MOFO. IDEAL: UMIDADE INTERMEDIÁRIA (45 A 60%)
- TEMPERATURA: SEM MUITAS OSCILAÇÕES. MUITO QUENTE, DESTROI FIBRA DO PAPEL.
OU SEJA, SE A LUZ DO DIA (ULTRAVIOLETA) DEVE SER EVITADA, ENTÃO É ERRADO AFIRMAR QUE A LUZ DO SOL É BENÉFICA!!
(APOSTILA ARQUIVOLOGIA ESTRATÉGIA CONCURSOS)
No que se refere à luminosidade, qualquer exposição à luz é nociva e o dano é cumulativo. Assim, deve-se evitar a luz natural e as lâmpadas fluorescentes, que são fontes geradores de radiação ultravioleta (UV). ARQUIVOLOGIA FACILITADA
(Cespe-UnB – DPU 2010 – Arquivista) A luz natural, sobretudo a radiação ultravioleta, causa danos aos documentos. Para protegêlos, é necessário usar persianas ou cortinas nas janelas e substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que não emitem radiações ultravioleta. ERRADA, pois as lâmpadas fluorescentes emitem radiação UV.
(Cespe-UnB - MS 2010 Arquivista) Uma das consequências da exposição dos documentos em papel à luz é o seu amarelecimento. CORRETA
(Cespe-UnB - FUB / 2009 - Arquivista) O arquivista pode evitar problemas com as radiações ultravioleta nos depósitos de documentos, adotando as seguintes medidas: utilizar salas sem janelas e substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que não emitem radiação UV. ERRADA, as lâmpadas fluorescentes emitem radiação UV.
(Cespe-UnB - Pol Federal - Escrivão / 2009) A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são, a médio e longo prazos, prejudiciais à conservação dos documentos. CORRETA
(Cespe-UnB - TRE-GO/2009) A luz natural e o calor são prejudiciais aos documentos. Recomenda-se, para o local de armazenamento, a utilização de lâmpadas fluorescentes, por não produzirem calor nem radiação ultravioleta (UV), e o uso de condicionadores de ar para manter a temperatura abaixo de 5 graus durante o dia. Durante a noite, os aparelhos podem ser desligados, para reduzir os custos e o risco de incêndio. ERRADA, as lâmpadas fluorescentes produzem radiação UV.
(Cespe-UnB - TRE-MG/2009) A luz solar é menos nociva que a luz artificial na conservação e na preservação dos documentos de arquivo. ERRADA, a luz solar é mais danosa.
Livro Arquivologia para Concursos (Renato Valentini Pinto), página 136.
Luminosidade - a luz natural (solar) é altamente prejudicial ao papel. A luz artificial deve ser evitada, assim como a reprodução de documentos (xerox), pois a máquina reprográfica emite raios ultravioletas.
Incidência direta de luz (qualquer que seja) no documento é danosa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo