O PHP dispõe de diversos métodos para criptografar strings,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra B - TSL1.3
A questão apresenta um cenário em que é solicitado identificar entre os métodos listados aquele que não é um método de criptografia suportado pelo PHP para strings. Vamos então entender o contexto de cada uma das opções fornecidas:
- MD5: É uma função de hash amplamente utilizada que produz um valor de hash de 128 bits. Apesar de estar ultrapassada em termos de segurança, ainda é reconhecida e suportada pelo PHP.
- SHA1: Assim como o MD5, é um algoritmo de hash, porém produz um valor de hash de 160 bits. Também é suportado pelo PHP, apesar de suas vulnerabilidades conhecidas.
- BASE64: Não é um método de criptografia, mas sim de codificação. Permite codificar dados binários em caracteres ASCII. É amplamente suportado em muitas linguagens, incluindo PHP.
- CRIPTA: Embora o nome não seja um algoritmo de criptografia conhecido ou padrão, pode referir-se a funções de criptografia personalizadas ou a um erro de digitação de "crypt" que é uma função de hash no PHP.
Portanto, as opções A, C, D e, com um pouco de interpretação, E, são métodos relacionados à transformação de strings que estão disponíveis no PHP. No entanto, a opção B - TSL1.3 destaca-se por ser incorreta no contexto da questão.
TSL1.3, ou Transport Layer Security versão 1.3, é um protocolo de segurança utilizado para estabelecer comunicações seguras na internet, e não um método direto de criptografia de strings suportado pelo PHP. Portanto, essa opção não se encaixa na lista de métodos de criptografia de strings fornecida pelo PHP.
Com essas observações, podemos concluir que a alternativa correta é a Letra B - TSL1.3, pois é a única que não representa um método de criptografia ou codificação de strings dentro do PHP.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TSL 1.3 não é um método de criptografia, mas sim uma versão do protocolo de segurança de transporte (Transport Layer Security).
letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo