No Texto 1, para construir a orientação argumentativa, a ar...
Coordenador do projeto Métricas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o professor Jacques Marcovich, ex-reitor da USP (1997-2001), enviou a pedido do Ciência na Rua duas tabelas também muito reveladoras da produção científica das universidades brasileiras. A primeira, baseada no Leiden Ranking, “mostra que das 20 universidades que mais publicam no Brasil, não há nenhuma privada”, ele comentou.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
FOCO!
Aquela questão feita para vc não tirar 10.
Faça a revisão e aprenda o que são "argumentos probabilísticos", pelo menos.
Obs. Caso vc seja novato(incipiente) revise todas as alternativas.
A maldade da banca foi colocar "de autoridade" e não de autoridades, no plural.
Ae teríamos dois gabaritos. SQN!
Bons estudos e bem-vindo ao mundo dos concursos!
GABARITO: D
O fato da alternativa B não estar escrito no plural não o anula, como afirma o colega "FOCO!". A frase se refere a um tipo de argumento, argumento de autoridade. Para se adaptar ao que o mesmo diz, o certo seria Argumentos das autoridades, o que não torna errado argumentos de autoridade, já que esse se refere ao tipo de argumento e aquele se refere a quem são (As Autoridades). O texto é construído baseado somente nesse tipo de argumentação, vide excertos ao final da explicação.
Argumentos probabilísticos são argumentos que versam sobre probabilidades, como seu próprio nome diz, sobre as chances de algo acontecer, possibilidades ou perspectivas de que aconteça, se as probabilidades são desfavoráveis.
Há uma confusão quase infantil da banca sobre o que significa probabilidade e percentagem. O texto traz inúmeros dados EM PERCENTUAL, isso NÃO o torna baseado em argumentos probabilísticos.
"O petróleo do pré-sal representa mais de 50% do produzido no país" [ADAPTADO]
Esse excerto não versa sobre probabilidades do petróleo brasileiro ser em algum momento advindo do pré-sal, ele AFIRMA isso. Isso não é um argumento probabilístico. O mesmo se repete ao longo do texto.
"o professor Jacques Marcovich, ex-reitor da USP (1997-2001), enviou [...] ele comentou."
O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, físico, professor da UFRJ, pesquisador dos mais respeitados por seus brilhantes trabalhos [...] destaca o presidente da ABC,
A expansão notável foi baseada na capacidade de produzir ciência das universidades públicas brasileiras, com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ou seja, duas grandes universidades estaduais paulistas, mais algumas grandes universidades federais, como a do Rio de Janeiro (UFRJ), a de Minas Gerais (UFMG) e a do Rio Grande do Sul (UFRGS), na liderança desse processo.
Concordo com o colega Lucca, Na minha opinião gabarito letra B - de autoridade. Os argumentos presente no texto seria de autoridade ou estatísticos e não Probabilísticos.
A meu ver questão correta, ela usou termos probabilísticos, ou seja, probabilidades, estatísticas...
Tipos de argumentação:
Ad personam consiste em desvalorizar e mesmo desautorizar o discurso do outro através de ataques que incidem sobre a sua pessoa, o seu carácter ou os seus atos.
De autoridade é aquele no qual citamos um especialista, autoridade em determinado assunto, para justificar uma conclusão. Esse pode ser um cientista, um filósofo, uma instituição de pesquisa entre outros.
Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos.
Probabilístico é todo o argumento apresentado sob os fundamentos do raciocínio e da lógica probabilísticos em um determinado discurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo