O equipamento que possibilita a conexão de equipamentos entr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Roteador estático
Vamos entender melhor o tema proposto e por que esta alternativa é a correta.
Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os equipamentos de rede e suas funções específicas. Equipamentos como roteadores, switches e hubs têm papéis distintos na comunicação de redes de computadores.
Um roteador estático é responsável por rotear pacotes de dados entre diferentes redes. Ele utiliza tabelas de roteamento estáticas, configuradas manualmente por um administrador, para determinar o menor caminho para os dados. A escolha do menor caminho é fundamental para a eficiência na transmissão de dados, garantindo menor latência e melhor performance.
Vamos analisar brevemente as outras alternativas para entender por que não são corretas:
B - Roteador dinâmico: Embora também faça roteamento entre redes, ele usa protocolos dinâmicos para adaptar as rotas conforme as mudanças na rede. A questão especifica "roteador estático", não dinâmico.
C - Hub switch: Essa alternativa mistura dois conceitos. Um hub é um dispositivo de camada 1 (física) que simplesmente replica o sinal para todas as portas, enquanto um switch é um dispositivo de camada 2 (enlace) que dirige o tráfego com base em endereços MAC. Nenhum dos dois escolhe o menor caminho entre redes.
D - Switch: Um switch opera na camada de enlace e é utilizado para conectar dispositivos dentro da mesma rede local (LAN). Ele não faz roteamento entre redes.
E - Hub: Um hub é um dispositivo básico que replica sinais para todas as portas, sem qualquer inteligência de roteamento ou escolha de caminhos.
Conclusão: A alternativa A - Roteador estático é a correta, pois é o dispositivo que conecta diferentes redes e escolhe o menor caminho para os dados, conforme descrito na questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Roteamento estático: Utiliza uma rota pré-definida e configurada manualmente pelo administrador da rede.
Roteamento dinâmico: Utiliza protocolos de roteamentos que ajustam automaticamente as rotas de acordo com as alterações de topologia e outros fatores, tais como o tráfego.
As operações com rotas estáticas são separadas em três partes:
- O administrador define qual rota e insere no roteador;
- Esta rota vai para tabela de roteamento que fica armazenada no roteador;
- Finalmente inicia o processo de roteamento de pacotes com base na rota definida;
Não concordo com este gabarito ser letra A. Na minha opinião a correta é B pois, uma vez escolhida uma rota para um roteador estático e a estrutura da rede alterar, este pode não ser mais o menor caminho.
Segundo Andrew S. Tanenbaum:
"Os algoritmos de roteamento podem ser agrupados em duas classes principais: adaptativos e não-adaptativos. Os algoritmos não-adaptativos não baseiam suas decisões de roteamento em medidas ou estimativas do tráfego e da topologia atuais. Em vez disso, sua escolha da rota a ser utilizada para ir de I até J (para todo I e todo J) é previamente calculada off-line, sendo transferida para dos roteadores quando a rede é inicializada. Às vezes, esse procedimento é chamado roteamento estático. Em contraste, os algoritmos adaptativos mudam suas decisões de roteamento para refletir mudanças na topologia e, normalmente, também no tráfego."
São exemplos de algoritmos de roteamento estático:
- Algoritmo de roteamento pelo caminho mais curto
- Algoritmo de Inundação
São exemplos de algoritmos de roteamento dinâmico:
- Algoritmo de roteamento com vetor de distância
- Algoritmo de roteamento por estado de enlace
Existem basicamente dois tipos de roteadores:
Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;
Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferênciaMelhor caminho sempre é o dinâmico.
As vezes o menor caminho não é o melhor.
A questão pede o menor. Portanto letra A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo