Todos os termos destacados apresentam função anafórica no T...
Coordenador do projeto Métricas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o professor Jacques Marcovich, ex-reitor da USP (1997-2001), enviou a pedido do Ciência na Rua duas tabelas também muito reveladoras da produção científica das universidades brasileiras. A primeira, baseada no Leiden Ranking, “mostra que das 20 universidades que mais publicam no Brasil, não há nenhuma privada”, ele comentou.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
a) ... um bom equilíbrio entre investimentos públicos e privados nessas atividades... → voltando ao texto: Quem minimamente acompanha a questão da produção científica no Brasil e do financiamento da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação sabe que, ao lado da meta tão longamente sonhada da aplicação de 2% do PIB no setor, um bom equilíbrio entre investimentos públicos e privados nessas atividades (o pronome demonstrativo "nessas" retoma os termos que estão em destaque, possui função anafórica "ana volta", função de retomada textual).
b) O espelho em que todos miravam era obviamente o das nações mais desenvolvidas → o termo em destaque irá apresentar uma nova informação, não faz retomada de nada, logo, é a nossa resposta.
c) Na época, o Brasil andava ali pela casa de pouco mais de 0,7% do PIB... → a expressão em destaque retoma um valor temporal apresentado anteriormente no texto (segunda metade dos anos 1980).
d) Essa produção científica praticamente dobrou do começo para o fim... → voltando ao texto: De lá para cá, o país fez uma reviravolta nesses números, avançou muito, e pode-se mesmo dizer que cresceu espetacularmente, quando a métrica é o volume de artigos científicos indexados em bases de dados internacionais, um indicador mundialmente consagrado. Essa produção científica praticamente dobrou [...] (o pronome demonstrativo "essa" retoma a ideia em destaque, possui função anafórica "ana volta", função de retomada textual).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GABARITO B
Todos os termos destacados apresentam função anafórica no Texto 1, EXCETO:
Anafórica
O prefixo AN indica repetição, ou seja, algo já dito anteriormente.
Anafórico se relaciona com algo já expressado antes.
b)O espelho em que todos miravam era obviamente o das nações mais desenvolvidas.
Nessa alternativa temos palavras que ainda será inserida sua informação.
A função anafórica é um pronome demonstrativo é usado para lembrar ao leitor algum termo que já foi mencionado, retormando um termo anterior. A função anafórica é muito usada para não deixar um texto muito repetitivo.
Nessa - anafórico
Nesta - catafórico
A anáfora trabalha com a retomada de elementos apresentados anteriormente na frase ou no texto, a catáfora faz o processo de referenciar-se elementos que serão apresentados posteriormente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo