Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287973 Português
Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada busca testar o conhecimento do candidato sobre pontuação na língua portuguesa. A habilidade de usar corretamente vírgulas, pontos e outros sinais de pontuação é fundamental para garantir a clareza e a precisão na comunicação escrita.

Alternativa Correta: C

A alternativa C está pontuada corretamente, pois respeita as regras de pontuação, especialmente no uso das vírgulas. Veja a justificativa:

  • A vírgula é usada para separar itens em uma enumeração: "Primeiro, porque não tem capital para o negócio; segundo, porque não lhe agrada arriscar o pelego e, finalmente, porque suas informações são repassadas a troco de dinheiro." Cada razão é claramente separada, respeitando a estrutura de enumeração.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "Ah é? De que modo vamos dizer, quando convier que ele é um incompetente boca murcha."

  • O erro está na vírgula usada antes da expressão "quando convier". A oração subordinada adverbial que começa com "quando" não deveria ser precedida de vírgula, pois ela é parte integrante da oração principal.

B - "Nunquinha rapaz! Espingarda que nega fogo uma vez, não merece confiança."

  • Nesta alternativa, falta uma vírgula depois de "rapaz" para separar o vocativo, e a vírgula antes de "não merece confiança" é desnecessária.

D - "Mas elas chegaram – finalmente! Sem elas, as tainhas lhes digo que junho não é junho e evidentemente outono não é outono."

  • O uso do travessão está correto, mas falta uma vírgula antes de "lhes digo" para indicar uma pausa adequada na frase.
  • Além disso, deveria haver uma vírgula antes de "evidentemente" para separar as orações.

E - "Sempre que havia clientela, no bolicho, o bolicheiro – estudante de conservatório na capital – encaminhava o assunto para a música. Antoninho toca e bem vários instrumentos."

  • A vírgula após "clientela" está inadequada, pois não há necessidade de separação de adjuntos adverbiais curtos quando estão no início da oração.
  • Além disso, a expressão "toca e bem" deveria ser separada por vírgulas para indicar a intercalação do advérbio.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o uso correto da pontuação. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Primeiro, porque não tem capital para o negócio; segundo, porque não lhe agrada arriscar o pelego e, finalmente, porque suas informações são repassadas a troco de dinheiro.

Alguém saberia dizer o motivo da alternativa E estar errada?

"Sempre que havia clientela, no bolicho, o bolicheiro – estudante de conservatório na capital – encaminhava o assunto para a música. Antoninho toca e bem vários instrumentos."

  • Sei que o adjunto adverbial tem o uso das vírgulas facultado. Percebi que "no bolicho" estava entre vírgulas e "na capital" não, mas não quer dizer que esteja errado. Certo?
  • O ponto do uso do travessão também está correto. Funcionou como uma alternativa às vírgulas de um aposto explicativo.
  • Agora o "e bem" da última oração é um ponto destoante, já que o correto é que viesse ao final da oração, para manter a ordem canônica da coisa, contudo, por ser uma locução pequena (inferior a três palavras) o uso de vírgulas também não seria facultativo?

Obrigado a quem se propuser a responder.

Gabarito: C

Vamos elucidar cada uma das questões.

A) Incorreta. Faltou vírgula para isolar a oração adverbial intercalada "quando convier". Além disso, o ponto final deve ser substituído pelo ponto de interrogação, por ser uma frase interrogativa.

B) Incorreta. O termo "rapaz" foi usado como vocativo. Nesse caso, o uso da vírgula antes desse termo é obrigatório (ver Cegalla, 2009, p. 428).

C) CORRETA (GABARITO). As duas primeiras vírgulas separam orações explicativas e as duas últimas isolam um adjunto adverbial intercalado. O ponto e vírgula foi usado para separar orações coordenadas explicativas que estão numa sequência enumerativa.

D) Incorreta. A expressão "lhes digo" deve ser isolada por vírgulas. O advérbio "evidentemente" também pode ser isolado por vírgulas.

E) Incorreta. A primeira vírgula pode ser dispensada, pois o adjunto adverbial está na ordem direta. Além disso, a expressão "e bem" também deve ser isolada por vírgulas.

Referência bibliográfica:

-> CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48ª Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

FONTE: GRAN

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo