As despesas empenhadas, mas não pagas até o último dia do e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é Despesa Pública, mais especificamente o conceito de restos a pagar. Para resolver a questão, é importante entender os diferentes estágios da despesa pública e como são tratados os valores que não são efetivamente pagos até o final do exercício financeiro.
A despesa pública passa por três etapas principais: empenho, liquidação e pagamento. Um valor é considerado empenhado quando o governo reserva parte do orçamento para cobrir uma despesa futura.
Vamos analisar cada alternativa para compreender por que a correta é a letra A - restos a pagar:
Alternativa A: Restos a pagar
Essa é a alternativa correta. Restos a pagar são despesas que foram empenhadas, mas por algum motivo não foram pagas até o último dia do exercício financeiro. Elas podem ser pagas no exercício seguinte e são classificadas como despesas de exercícios anteriores. Portanto, as despesas não pagas até o final do ano são consideradas "restos a pagar".
Alternativa B: Despesas de exercícios anteriores
Embora essa expressão possa parecer relacionada, ela se refere a despesas que não foram pagas em exercícios passados por erro ou omissão e que não foram inscritas como restos a pagar. Elas não representam as despesas empenhadas no exercício atual, mas sim de anos anteriores que não foram registradas corretamente.
Alternativa C: Despesas liquidadas
Despesas liquidadas são aquelas em que o serviço foi efetivamente prestado ou a mercadoria foi entregue. Isso significa que o bem ou serviço foi confirmado e está pronto para pagamento. As despesas empenhadas não pagas até o final do ano ainda não passaram por todas as etapas de liquidação e pagamento.
Alternativa D: Despesas interrompidas
Não existe o conceito de "despesas interrompidas" no contexto da administração financeira pública. Essa alternativa não tem relação com o processo de execução de despesas públicas.
Alternativa E: Inversões financeiras
Inversões financeiras são despesas de capital relacionadas à aquisição de imóveis, instalações ou participação em empresas. Não estão relacionadas com despesas correntes, como as que foram empenhadas e não pagas até o final do exercício.
Compreender esses conceitos ajuda a responder corretamente questões sobre despesas públicas e a execução orçamentária. O conhecimento sobre restos a pagar é especialmente importante para interpretar corretamente os processos financeiros e orçamentários do governo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Restos a Pagar são as despesas com compromisso de utilização no orçamento, mas que não foram pagas até o dia 31 de dezembro.
https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/execucao-orcamentaria-e-financeira/restos-a-pagar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo