Julgue o item a seguir.Mesmo em situações em que não for pos...
Julgue o item a seguir.
Mesmo em situações em que não for possível realizar o
exame de corpo de delito, em razão do desaparecimento dos
vestígios no corpo da vítima, a prova testemunhal não
poderá ser usada para suprir a falta de tal exame.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (35)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No estudo do direito processual penal, um tema importante é o das provas, especialmente o exame de corpo de delito e sua substituição por outros meios probatórios. A questão apresentada trata exatamente desse ponto.
O enunciado afirma que, caso o exame de corpo de delito não possa ser realizado devido ao desaparecimento dos vestígios, a prova testemunhal não pode ser utilizada para suprir essa falta. Essa afirmação está errada.
De acordo com o artigo 167 do Código de Processo Penal (CPP), quando o exame de corpo de delito for impossível devido ao desaparecimento dos vestígios, a prova testemunhal pode suprir sua falta. Isso é fundamental porque assegura que a justiça não fique sem uma base probatória simplesmente por não haver vestígios físicos disponíveis.
Exemplo prático: Imagine uma situação em que um crime de lesão corporal é cometido, mas a vítima não procura ajuda médica imediatamente, e os sinais físicos desaparecem. Ainda assim, pessoas que presenciaram o crime podem depor como testemunhas, permitindo que o processo judicial prossiga mesmo sem o exame de corpo de delito.
Justificando a alternativa correta: A alternativa correta é Errado porque o enunciado contraria a previsão legal do artigo 167 do CPP. O legislador reconhece a importância das provas testemunhais quando os vestígios materiais não estão mais disponíveis.
Estratégia para evitar pegadinhas: Sempre que encontrar afirmações categóricas sobre a impossibilidade de usar determinados tipos de provas, lembre-se de verificar se há exceções previstas na legislação, como é o caso do artigo 167 do CPP.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado
Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.
Parágrafo único. Dar-se-á prioridade à realização do exame de corpo de delito quando se tratar de crime que envolva:
I - violência doméstica e familiar contra mulher;
II - violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.
Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
Art. 168. Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.
§ 1 No exame complementar, os peritos terão presente o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficiência ou retificá-lo.
§ 2 Se o exame tiver por fim precisar a classificação do delito no , deverá ser feito logo que decorra o prazo de 30 dias, contado da data do crime.
§ 3 A falta de exame complementar poderá ser suprida pela prova testemunhal.
GAB: ERRADO
Questões semelhantes:
Ano: 2004 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE – 2004 – Polícia Federal – Escrivão da Polícia Federal
Quando a infração penal deixa vestígios, é indispensável a realização do exame de corpo de delito. O exame, contudo, poderá ser suprido pela prova testemunhal na hipótese de desaparecimento dos vestígios. (CERTO)
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-BA Prova: CESPE - 2017 - TRE-BA - Analista Judiciário – Área Administrativa
Desaparecidos os vestígios da infração penal, a prova testemunhal poderá suprir a falta do exame de corpo delito. (CERTO)
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Cargo 1
Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a ausência do corpo da vítima em suposto crime de homicídio impede o ajuizamento da ação penal, haja vista a impossibilidade da realização de exame de corpo de delito, não sendo admitidos, nessa situação, outros meios de provas. (ERRADO)
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-PE Prova: CESPE - 2016 - PC-PE - Escrivão de Polícia Civil
Tratando-se de lesões corporais, a falta de exame complementar poderá ser suprida pela prova testemunhal. (CERTO)
Gabarito: ERRADO
Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
Infração deixar vestígios ----> será será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.
Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
Independente da confissão será necessário o exame de corpo delito quando a infração DEIXAR vestígios
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo