Sobre o processo de consolidação das revoluções liberais, as...
Sobre o processo de consolidação das revoluções liberais, assinale a alternativa que define o significado do “golpe do 18 de Brumário”, ocorrido em 1851 na França.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O "golpe do 18 de Brumário", ocorrido na França em 1851, é um evento histórico de grande importância e é essencial entender seu contexto e consequências. Este evento marcou a finalização da Revolução Francesa e a mudança na estrutura política do país naquele período. Vamos analisar a alternativa correta:
Alternativa E: Este é o gabarito correto. Luiz Bonaparte, que mais tarde se tornaria conhecido como Napoleão III, consolidou um golpe de Estado com o apoio do exército e de segmentos significativos da sociedade francesa. O objetivo principal desse golpe era permitir que ele mantivesse o poder, uma vez que as regras da Constituição o impediam de concorrer a um novo mandato presidencial. O 18 de Brumário é referido como o fim da Revolução Francesa pois significou o retorno de um único homem no poder, encerrando o ciclo revolucionário que havia começado em 1789 com a queda da monarquia absolutista.
As demais alternativas contêm informações incorretas e não representam adequadamente o que foi o "golpe do 18 de Brumário". Por exemplo, não houve uma tomada de poder pela burguesia mercantil especificamente (Alternativa A), nem o território francês foi dividido em 18 colônias (Alternativa B), tampouco se tratou de um processo de unificação dos Reinos franceses (Alternativa C) ou uma fusão das classes políticas com apoio do governo italiano (Alternativa D). Estas alternativas podem confundir o entendimento sobre o evento histórico em questão.
Compreender o "golpe do 18 de Brumário" é fundamental para qualquer estudioso da história francesa e das revoluções liberais que moldaram o cenário político e social da Europa moderna. Luiz Bonaparte, sobrinho de Napoleão Bonaparte, utilizou-se de estratégias políticas e do apoio militar para sedimentar seu poder, uma ação que alterou a trajetória da França e teve reflexos em todo o continente europeu.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa E está correta. O Golpe do 18 de Brumário ocorreu em 1799, não em 1851. Foi um golpe de Estado comandado por Napoleão Bonaparte na França. Por meio desse golpe, Napoleão depôs o Diretório e iniciou a ditadura na França. Esse evento marcou o fim da Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão ao poder, consolidando os interesses burgueses no país.
Todas as opções estão erradas e a que supostamente estaria certa confunde Napoleão Bonaparte com seu sobrinho Luís Bonaparte, além de também confundir a Revolução Francesa com a Primavera dos Povos, enfim? Tudo errado é um absurdo que bancas recebam dinheiro pra fazer uma esculhambação dessas!
Para a galera que não entrndeu, Karl Marx chama o golpe, aplicado por Luís Bonaparte, de 18 brumário, em referência ao Golpe semelhante aplicado por Napoleão em 1799. Argumentação que defende a repetição histórica das ações politicas.
Mas essa banca é uma desgraça mesmo. Disparado, a banca mais injusta.
Pessoal, ambos os golpes de 1799 e 1851 são vez e outra chamados de 18 de Brumário, por influência do livro escrito por Marx intitulado " O 18 de Brumário de Luís Bonaparte".
O primeiro golpe, de 1799, refere-se ao dado por Napoleão Bonaparte, que retirou o diretório e substituiu por uma junta de 3 cônsules.
O segundo, ocorrido em 1851, substitui a II república instaurada em 1848 por um novo império comandado por Luís Bonaparte ou Napoleão III
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo