Sobre as funções sintáticas das orações adjetivas, analise a...
Ditado para o professor: uma possibilidade de escrita na alfabetização
(Disponível em: novaescola.org.br – texto adaptado especialmente para esta prova).
Sobre as funções sintáticas das orações adjetivas, analise as assertivas que seguem, conforme descreve Bechara, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As orações adjetivas iniciam-se por pronome relativo que, além de marcar a subordinação, exerce uma função sintática da oração a que pertence.
( ) A função sintática do pronome relativo nada tem a ver com função de seu antecedente; ela é indicada pelo papel que desempenha na oração subordinada a que pertence.
( ) O pronome relativo “que”, quando não precedido de preposição necessária, pode exercer as funções de objeto indireto, complemento relativo e nominal, adjunto adverbial e agente da passiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA B
As orações adjetivas iniciam-se por pronome relativo que, além de marcar a subordinação, exerce uma função sintática da oração a que pertence.
VERDADEIRA. As orações adjetivas (também conhecidas como orações subordinadas adjetivas) iniciam-se por pronomes relativos, que, além de indicar a subordinação, desempenham uma função sintática específica na oração subordinada.
A função sintática do pronome relativo nada tem a ver com função de seu antecedente; ela é indicada pelo papel que desempenha na oração subordinada a que pertence.
VERDADEIRA. A função sintática do pronome relativo está sempre relacionada à estrutura da oração subordinada em que ele se encontra, e não à função sintática do antecedente na oração principal. Isso é crucial para entender a gramática das orações subordinadas adjetivas e garantir a clareza e a correção gramatical do texto.
O pronome relativo “que”, quando não precedido de preposição necessária, pode exercer as funções de objeto indireto, complemento relativo e nominal, adjunto adverbial e agente da passiva.
ERRADA. A afirmação está errada porque, sem a preposição necessária, o pronome relativo "que" não pode assumir as funções de objeto indireto, complemento nominal, adjunto adverbial e agente da passiva. Ele pode, no entanto, exercer as funções de sujeito e objeto direto sem a necessidade de uma preposição.
fundatec tá se puxando em português hein
concurseiros: a gente só queria um emprego digno, salário bom, talvez estabilidade
FUNDATEC: e eu levei isso pro lado pessoal
nossa, C de certo e oremos pra uma dessas
Eu aprendi a reconhecer a função sintática do pronome relativo "que" observando a função do seu antecedente, colocando a frase na ordem direta e fazendo a substituição. Parece que aprendi errado, pois a função sintática desse pronome nada tem haver com seu antecedente, kkkkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo