O princípio tradicional da gestão de pessoas — segundo o qua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304298 Administração Geral
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a
seguir.
O princípio tradicional da gestão de pessoas — segundo o qual as pessoas devem ser geridas— foi substituído contemporaneamente pelo entendimento de que as pessoas devem ser lideradas, e não geridas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário: A afirmação destacada reflete uma transformação na gestão de pessoas dentro das organizações modernas. A abordagem tradicional, que posicionava os gestores como meros supervisores focados no cumprimento de metas e na delegação de tarefas, tem dado lugar a um modelo de liderança mais abrangente e envolvente.

A liderança contemporânea valoriza a motivação e o engajamento dos colaboradores. Os líderes de hoje são vistos como facilitadores que inspiram suas equipes a serem mais proativas e a terem um papel ativo na cultura organizacional. Eles não apenas gerenciam recursos, mas também ajudam a desenvolver um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, onde as pessoas se sentem valorizadas e parte integrante do sucesso da organização.

Portanto, é correto dizer que a gestão eficaz de pessoas atualmente se baseia mais na liderança do que na simples gestão de tarefas e responsabilidades. As pessoas são consideradas agentes de mudança e desenvolvimento dentro das empresas, e não apenas recursos a serem administrados.

Gabarito: C - certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo
O conceito apresentado na questão se coaduna com o moderno entendimento da gestão de pessoas. Os líderes atualmente exercem um papel muito mais amplo e dinâmico se comparados com os chefes, que eram (são) elementos que dão mais a ideia de supervisores, de cumpridores de metas, delegando ordens e tarefas a seus subordinados. A evolução dos conceitos de chefes e líderes tem sua importância ao longo da história, mas com as novas relações pessoais entre as diversas camadas das empresas e órgãos públicos, a função do líder é mais aceita na motivação dos liderados e a equipe não é mais vista como um capital tangível da empresa que precisava apenas ser coodenado e gerido: eles precisam ser agentes modificadores, proativos e estarem satisfeitos com suas atividades dentro de uma cultura organizacional forte e solidária.
Com a DEPARTAMENTALIZAÇÃO deixou de existir aquele principio antigo de que todos eram subordinados à apenas uma pessoa.

CERTA

A afirmação desta questão está diretamente associada à teoria da liderança transformacional

“[...] Para Bass (1985), os líderes transformacionais são agentes da mudança, incitam e transformam as atitudes, crenças e motivos dos seguidores, tornando-os conscientes das suas necessidades [...]”.

Fonte: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/967/10/20686_ulsd057394_td_parte2_11.pdf


item CERTO

Diferenças entre um Líder[Liderança] e um Chefe [Gerenciamento].

Um Líder tem o dom de fazer seus liderados alcançarem os objetivos da organização procurando para isso conservar o bem estar e harmonia dos seus liderados, minimizando conflitos e procurando atender as necessidades de cada um, mas ao mesmo passo ele procura deixar evidente a responsabilidade que cada um tem na organização.

Já um Chefe apenas dita as regras, supervisiona e em muitos casos pune seus subordinados quando erram. Geralmente nesse contexto há uma tendência para aumento de conflitos e um clima organizacional negativo, culminando na diminuição da produtividade dos colaboradores e na perda de qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Esse "substituído" fez eu errar a questão, pois é evidente que existem organizações com o modelo tradicional de gestão de pessoas... Mas, anotarei no meu caderno de jurisprudências do CESPE.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo