Homem, negro, 45 anos, com acantose nigricans, hipertensão a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1050788 Medicina

Homem, negro, 45 anos, com acantose nigricans, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemia e sedentarismo, refere antecedente familiar fortemente positivo para doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Procura atendimento médico para consulta pois, realizando exames de rotina, apresentou os seguintes resultados relevantes: glicemia de jejum = 292 mg/dL e triglicérides = 335 mg/dL. Considere função renal e hepática normais.


Em relação ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender o caso clínico apresentado. Temos um paciente com várias condições que compõem a chamada Síndrome Metabólica, como hipertensão, obesidade, dislipidemia e resistência à insulina, evidenciada pela acantose nigricans. Seus exames mostram glicemia e triglicérides elevadíssimos.

A alternativa correta é a letra E: A metformina está indicada como medicação inicial pelo seu efeito anti-hiperglicemiante e de ação sensibilizadora periférica à ação da insulina.

Justificativa: A metformina é a primeira escolha para o tratamento de diabetes tipo 2, especialmente em pacientes obesos, pois ajuda a controlar a glicemia sem causar ganho de peso. Atua melhorando a sensibilidade à insulina e tem um perfil de segurança bem estabelecido.

Agora, vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:

A - <span style="color: red;">É incorreto afirmar que sulfonilureias não interferem na secreção de insulina</span>. Elas, na verdade, estimulam o pâncreas a liberar mais insulina, o que pode ser prejudicial em um paciente que já tem resistência à insulina e pode levar a hipoglicemias. Portanto, não são a melhor escolha inicial.

B - Prescrever insulina de ação lenta (ou basal) pode ser necessário em alguns casos de diabetes tipo 2, mas, inicialmente, tenta-se o tratamento com mudanças de estilo de vida e metformina. A necessidade de insulina deve ser avaliada posteriormente.

C - A afirmação sobre a pancreatite aguda como complicação dos altos níveis de triglicérides está correta, mas não é o foco inicial do manejo deste paciente. A glicemia elevada é a prioridade imediata.

D - Rosuvastatina é uma estatina usada para o controle do colesterol, mas para níveis extremamente altos de triglicérides, o tratamento imediato pode incluir fibratos. Além disso, a questão da glicemia deve ser o foco principal.

Em resumo, a metformina é a escolha correta neste caso por suas propriedades de reduzir a glicose sanguínea sem promover hipoglicemias e sem aumentar o peso do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Considerando o quadro clínico apresentado, a resposta correta é a alternativa E, que aponta para a indicação da metformina como medicação inicial. O paciente apresenta vários fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares, como obesidade, sedentarismo, antecedente familiar e hipertensão arterial sistêmica. Além disso, seus exames laboratoriais demonstram uma glicemia elevada e triglicerídeos altos. A metformina é um medicamento que age reduzindo a glicemia por meio de diversos mecanismos, incluindo a diminuição da produção de glicose pelo fígado e melhora da sensibilidade à insulina. Além disso, é uma droga segura e com poucos efeitos colaterais, sendo a primeira escolha de tratamento para diabetes tipo 2 em pacientes obesos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo