Ao analisar os números dos Balanços Financeiros do Poder Exe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CONSULPLAN Órgão: SESPA-PA Prova: CONSULPLAN - 2023 - SESPA-PA - Contador |
Q2276994 Auditoria
Ao analisar os números dos Balanços Financeiros do Poder Executivo relativos aos exercícios financeiros de 2021 e 2022, certo auditor percebe que houve expressivo acréscimo no valor das transferências financeiras concedidas ao Poder Legislativo em 2022, o que lhe causou estranheza, uma vez que as receitas do município permaneceram estáveis. A fim de coletar maiores informações, ele questionou o contador sobre as razões da flutuação inesperada; foi informado que em 2022 houve execução e pagamento de ação judicial que reclamava diferenças de valor. Considerando o caso hipotético é possível inferir que o auditor utilizou, respectivamente, os procedimentos de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - revisão analítica e indagação.

Vamos compreender o tema central dessa questão, que gira em torno dos procedimentos de auditoria. Especificamente, a questão aborda como um auditor pode identificar e investigar mudanças financeiras inesperadas nos balanços públicos.

Para resolver esta questão, é essencial compreender dois procedimentos de auditoria: revisão analítica e indagação.

Revisão Analítica: Este procedimento envolve a análise das informações financeiras para identificar variações ou tendências significativas. No cenário apresentado, o auditor notou um aumento incomum nas transferências financeiras usando a revisão analítica, pois ele comparou os números de 2021 e 2022.

Indagação: Este é o processo de questionar indivíduos dentro da organização para obter informações adicionais. O auditor, ao perceber a diferença, utilizou a indagação ao perguntar ao contador sobre o motivo dessa variação, obtendo a explicação sobre o pagamento de uma ação judicial.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - recálculo e indagação: O recálculo é um procedimento onde o auditor verifica a precisão matemática dos cálculos nos documentos. Não se aplica aqui, pois o auditor não estava verificando cálculos, mas sim analisando valores.

B - reexecução e indagação: A reexecução envolve refazer procedimentos ou controles feitos pelo cliente para verificar sua exatidão. Não é o caso, pois o auditor não refez procedimentos, apenas analisou dados e questionou.

D - revisão analítica e questionário: Embora a revisão analítica esteja correta, o uso de um questionário não se aplica, já que a informação foi obtida por indagação direta ao contador.

E - revisão analítica e confirmação externa: A confirmação externa envolve obter evidências de terceiros externos à organização, o que não ocorreu no cenário descrito.

Assim, a opção C é a correta, pois descreve com precisão os procedimentos usados pelo auditor no caso apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C.

Revisão analítica: o auditor comparou dados financeiros e orçamentários;

Indagação: o auditor questionou o contador do órgão sobre a situação investigada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo