Levando em conta os conceitos de Vicente, Paula, Silva, Manc...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E - Regulação pessoal é a correta, pois é a única que não é considerada uma categoria de ordem superior na Teoria Motivacional do Coping, conforme os conceitos de Vicente, Paula, Silva, Mancini e Muniz (2016).
A Teoria Motivacional do Coping foca em como os indivíduos lidam com situações estressantes ou desafiadoras, usando estratégias que ajudam a reduzir ou gerenciar o estresse. As categorias de ordem superior dessa teoria são grandes grupos de estratégias de coping que as pessoas utilizam.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
A - Autoconfiança: Esta é uma categoria de ordem superior que envolve acreditar na própria capacidade de lidar com desafios e superar dificuldades. Pessoas que utilizam estratégias dentro desta categoria geralmente buscam se fortalecer internamente.
B - Busca de suporte: Esta categoria refere-se à procura de ajuda externa, seja emocional ou prática, de amigos, familiares ou profissionais. É uma estratégia de coping que muitos indivíduos utilizam para enfrentar situações difíceis.
C - Resolução de problemas: É uma abordagem ativa para lidar com o estresse que envolve encontrar soluções práticas e eficazes para os problemas que estão causando o estresse. Esta é uma categoria de ordem superior reconhecida na teoria.
D - Acomodação: Refere-se a ajustar as próprias expectativas ou aceitar a situação como ela é, quando não é possível mudá-la. Essa é outra categoria de ordem superior onde a adaptação se torna uma forma de coping.
E - Regulação pessoal: Embora a regulação pessoal seja um conceito importante em contextos psicológicos, nesta teoria específica, conforme os autores da questão, não é classificada como uma categoria de ordem superior. Portanto, essa é a alternativa que se destaca como EXCETO na pergunta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A TMC analisa o constructo a partir da postulação de 12 famílias de coping, que são consideradas como categorias de ordem superior, são elas: Autoconfiança, Busca de suporte, Resolução de problemas, Busca de informação, Acomodação, Negociação, Delegação, Isolamento, Desamparo, Fuga, Submissão e Oposição.
As seis primeiras famílias são consideradas adaptativas positivas e as seis últimas adaptativas negativas, assim, todas as famílias são adaptativas de forma imediata, mas em longo prazo o uso constante destas em detrimento daquelas poderá comprometer o desenvolvimento do indivíduo."
Gabarito: E
O coping é desencadeado, para a TMC, quando uma dada experiência é percebida pelo sujeito como ameaça ou desafio a alguma de suas necessidades psicológicas básicas ou a várias delas, quais sejam: (a) necessidade de relacionamento: refere-se a ter relacionamentos próximos com outras pessoas e sentir-se conectado a outros de forma segura, e à necessidade de se experimentar como valoroso e capaz de amar (autoestima); (b) necessidade de competência: diz respeito a ser efetivo em interações com o ambiente, alcançando resultados positivos e evitando os negativos; e (c) necessidade de autonomia: relaciona-se à livre determinação do curso de ação dos eventos, ou seja, à capacidade de escolha.
https://www.scielo.br/j/estpsi/a/jYzJ8xNQfvYcbbdyr4PvsgD/?lang=pt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo