Quais são as funções da administração?

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731702 Administração Geral
Quais são as funções da administração?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. 

Gab. A

Lei 4.320/64. Art. 56. o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

A lei estabelece a unidade de tesouraria, isto é, o recolhimento de todas as receitas das entidades governamentais sujeitas a estas normas será centralizado em uma só caixa, formando um todo e vedando a utilização de caixa especial para cada espécie de receita e, consequentemente, a sua vinculação a uma despesa, com a exclusão, evidentemente, das que originalmente já fluem vinculadas a objetivos específicos como os convênios e as transferências voluntárias, que, neste caso, constituem as chamadas caixas especiais,como se conceituam também os fundos especiais, de que tratam os artigos 71 a 74 desta lei.

Heraldo da Costa Reis e José Teixeira Machado Júnior. A Lei 4.320 comentada e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2010.

Para responder a esta questão corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as funções administrativas, marcando a alternativa que as apresenta.

As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle. 

  • Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

  • Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à disposição dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

  • Direção. A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (p. 279, 2000) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.

  • Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

GABARITO: A

Fontes:

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.

comentário sobre reconhecimento de receita?

Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo