Considerando o regime de adiantamento de numerário, com base...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CONSULPLAN Órgão: SESPA-PA Prova: CONSULPLAN - 2023 - SESPA-PA - Contador |
Q2276996 Administração Financeira e Orçamentária
Considerando o regime de adiantamento de numerário, com base na vigente normatização sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A contabilização da variação patrimonial diminutiva deve ocorrer no momento da concessão do adiantamento ao agente suprido.

II. O saldo não utilizado pelo agente suprido e restituído ao erário no mesmo exercício da concessão deverá ser contabilizado como receita orçamentária.

III. Por se tratar de um regime diferenciado de aplicação de recursos públicos, a concessão do adiantamento poderá dispensar a emissão de empenho, a depender de previsão legal em cada ente.

Está INCORRETO o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o regime de adiantamento. Julgue as afirmativas e assinale a alternativa com o correto julgamento dela. 


Acerca do regime de adiantamento:


I - incorreta. A contabilização da variação patrimonial diminutiva deve ocorrer no momento da prestação de contas do adiantamento ao agente suprido.


II - incorreta.   As restituições, por falta de aplicação, total ou parcial, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa (se ocorrer dentro do mesmo exercício), ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.


III - incorreta. Ainda que se trate de um regime diferenciado de aplicação de recursos públicos, a concessão do adiantamento deve respeitar os estágios de realização das despesa: empenho, liquidação e pagamento


Nenhuma das afirmativas está correta.


GABARITO: A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. A contabilização da variação patrimonial diminutiva deve ocorrer no momento da concessão do adiantamento ao agente suprido.

Errada. A contabilização da VPD, ou seja, da despesa patrimonial (diminuição do patrimônio líquido da entidade) ocorre no momento da prestação de contas. O que ocorre no momento da concessão do adiantamento é a Despesa Orçamentária.

II. O saldo não utilizado pelo agente suprido e restituído ao erário no mesmo exercício da concessão deverá ser contabilizado como receita orçamentária.

Errada. Em relação à Devolução de Valores Não Aplicados:

a)      No mesmo exercício da concessão: ANULAÇÃO DE DESPESA

b)     No exercício seguinte ao da concessão: RECEITA ORÇAMENTÁRIA

III. Por se tratar de um regime diferenciado de aplicação de recursos públicos, a concessão do adiantamento poderá dispensar a emissão de empenho, a depender de previsão legal em cada ente.

Errada. O empenho é etapa essencial da despesa e JAMAIS PODERÁ SER DISPENSADO. O que poderá ser dispensada, em determinados casos, é a NOTA DE EMPENHO.

Segundo a Lei 4.320/64:

Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

§ 1º Em CASOS ESPECIAIS previstos na legislação específica será DISPENSADA A EMISSÃO DA NOTA DE EMPENHO.

I. A contabilização da VPD ocorre no momento da prestação de contas.

II. No mesmo exercício da concessão: ANULAÇÃO DE DESPESA

No exercício seguinte ao da concessão: RECEITA ORÇAMENTÁRIA

III. Não existe despesa sem PRÉVIO empenho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo