A pesquisa é um recurso indispensável no processo de trabalh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007687 Serviço Social

A pesquisa é um recurso indispensável no processo de trabalho dos assistentes sociais. Ela fundamenta e qualifica as dimensões constitutivas do Serviço Social e permite que esses profissionais conheçam e compreendam melhor a realidade dinâmica que o circunda. Partindo dessas premissas, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro.

( ) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais.

( ) Foi a partir da década de 1980 que o Serviço Social foi reconhecido como uma área do saber por agências de fomento à pesquisa brasileira, tal como a CAPES.

( ) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social.

( ) Projetos de intervenção elaborados por assistentes sociais devem sustentar-se em estudos, diagnósticos e demais procedimentos investigativos que permitem a compreensão e o “descortinar” das agravadas expressões da questão social.

( ) Sem conhecimento, o trabalho dos assistentes sociais tende a reproduzir o imediato, as práticas assistemáticas, paliativas, moralistas e conservadoras.


Considerando as afirmativas, de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

(F) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro. → Nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil (1936, em São Paulo, e 1937, no Rio de Janeiro), a formação profissional privilegiou a dimensão técnico-operativa em detrimento da produção do conhecimento (PESQUISA).

→ (F) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais. → A finalidade do Serviço Social de Caso é ajudar o cliente — nomenclatura utilizada nos primórdios do Serviço Social para definir a pessoa atendida, atualmente chamado de usuário — a solucionar seus problemas, portanto, devem ser conhecidos para que seja aplicado o tratamento adequado (as relações com o meio social eram insuficientes), o indivíduo era visto através de um caráter imediato, superficial.

(F) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social. → não há o que se falar em um meio instrumental mais apropriado, visto que os meios técnicos são os mais adequados para determinado caso e para outro não.

REFERÊNCIA: www.cressrn.org.br/files/arquivos/K50kt2678M6722cv3Mf4.pdf

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

Complementando...

O que marca o período de influência do Serviço Social de Caso e Grupo?

Institucionalização da profissão (1940) Influencia norte-americana = positivismo (vertente estrutural funcionalista) Tecnificação Discurso humanista cristão + Teoria social positivista = arranjo teórico doutrinário.

O que marca a período de influência da fenomenologia no Serviço Social?

Vertente reatualização do conservadorismo (1978 - documentos: Sumaré e Alto da Boa Vista) Metodologia dialógica = Pessoa, diálogo e transformação social Visão existencial no trabalho social, proporcionando a aplicação da teoria psicossocial.

Referências: Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social - Yazbek

Serviço Social e a teoria da complexidade: uma relação possível? https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/9f/9f1e3707-d5e6-4321-b6ce-b8f991383a19.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo