A respeito de bridges, switches e roteadores, é correto afi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - uma bridge é um mecanismo usado para conectar dois segmentos de rede diferentes e enviar quadros de um segmento ao outro de forma transparente.
Vamos entender por que essa alternativa está correta e analisar o contexto dos dispositivos de rede mencionados:
Bridges são dispositivos de rede utilizados para conectar dois segmentos de rede locais (LANs). Elas operam na Camada 2 do modelo OSI, ou seja, na camada de enlace. Uma das principais funções das bridges é filtrar e enviar quadros entre segmentos de rede de maneira transparente, sem que os dispositivos finais percebam a existência da bridge. Elas utilizam endereços MAC para tomar decisões sobre o encaminhamento de quadros.
A alternativa B é correta porque descreve precisamente essa função das bridges. Elas conectam segmentos diferentes de rede e permitem a transmissão de quadros entre esses segmentos de forma transparente, mantendo a integridade das comunicações na rede local.
Vamos agora analisar brevemente as outras alternativas e entender por que elas estão incorretas:
A - uma bridge é um dispositivo de hardware analógico utilizado para estender uma rede local.
Essa alternativa está incorreta porque bridges não são dispositivos analógicos; elas são dispositivos digitais que operam na camada de enlace.
C - o comutador ethernet, também chamado de switch, apresenta desvantagens em relação às bridges, uma vez que estas não permitem a realização de operações de transmissão de pacotes em paralelo.
Essa afirmação está incorreta. Na verdade, switches são mais avançados que bridges e conseguem realizar operações de transmissão de pacotes em paralelo, o que os torna mais eficientes.
D - o conceito de spanning tree protocols é utilizado em bridges para realizar a virtualização das redes.
O Spanning Tree Protocol (STP) é utilizado para prevenir loops em redes com bridges ou switches, mas não tem relação com a virtualização das redes.
E - a diferença entre roteadores e bridges reside no fato de que as bridges montam tabelas de roteamento estático de pacotes e os roteadores montam tabelas dinâmicas.
Essa alternativa está incorreta. Bridges utilizam tabelas de endereços MAC para encaminhar quadros, e não tabelas de roteamento. Roteadores, por outro lado, operam na Camada 3 (rede) e utilizam tabelas de roteamento, que podem ser estáticas ou dinâmicas.
Espero que esta análise tenha esclarecido suas dúvidas sobre bridges, switches e roteadores! Se precisar de mais alguma coisa, estarei aqui para ajudar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma bridge é um mecanismo que conecta duas redes locais (por exemplo, dois hubs) e transfere pacotes entre elas. A bridge escuta no modo promíscuo em cada segmento (isto é, recebe todos ospacotes enviados no segmento). Quando recebe um quadro válido de um segmento, a bridge deve encaminhar uma cópia dele para o outro segmento.Assim, dois segmentos de LAN conectados por uma bridge, parecem se comportar como uma única LAN- um computador conectado a qualquer segmento pode enviar um quadro para qualquer computador sobre os dois segmentos.Além disso, um quadro de broadcast é entregue a todos os computadores nos dois segmentos.
(Redes de Computadores e Internet - 6.ed.Por Douglas E. Comer)
Uma ponte, ou bridge, é um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de várias redes de comunicações ou vários segmentos de rede. Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge.[1] A operação de uma ponte ou bridge é diferente daquela de um roteador, que permite que várias redes diferentes se comuniquem independentemente, permanecendo distintas entre si.[2] No modelo OSI as pontes operam nas duas primeiras camadas abaixo da camada de rede,[3] ou camada 3. Se um ou mais dos segmentos da rede conectada pela ponte for sem fio ou wireless, o dispositivo é chamado de ponte de rede sem fio, ou wireless bridge.
O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino.
O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados.
Resposta - B
OBS:
Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede. O protocolo STP possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os computadores, provendo caminhos alternativos no caso de falha de uma dessas ligações. Nesse contexto, ele serve para evitar a formação de loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos. Para isso, o algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente (de menor custo) entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente. O nome deriva do algoritmo spanning treeem teoria dos grafos.
RESUMO:
Uma bridge normalmente liga dois segmentos de rede no nível 2, podendo ser de mesmo tipo de rede ou de tipos diferentes.
Um switch ou um hub é uma bridge. Ela liga um segmento de uma rede a outro. Todos os pacotes de um lado são transmitidos para o outro, sem maiores preocupações. No caso, os switches e hubs são bridges do mesmo tipo : ethernet de um lado, ethernet do outro. Uma bridge pode ter tipos de rede diferentes em cada lado.
Roteadores também são bridges pois fazem o que a bridge faz porém fazem mais uma coisa: eles separam o tráfego pertinente a uma rede da outra.
Roteadores são mais inteligentes, exigem mais memória e processamento e são mais caros que bridges.
Não é o Gateway que conecta redes diferentes?
Bruno,
Brigde ou Ponte liga 2 segmentos de rede, se você verificar o gabarito ele cita muito bem o QUADRO o qual é relacionado a camada de enlace onde está a Brigde.
Quando você fala gateway, seria o de aplicação :? seria um "Proxy"
alguém poderia comentar o erro de todas, por favor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo