O protocolo utilizado, por padrão, pelo Windows Server para...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - SMB.
O tema dessa questão aborda o protocolo utilizado pelo Windows Server para realizar o compartilhamento de arquivos e impressoras em redes de computadores. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve estar familiarizado com os diversos protocolos de rede e suas funções específicas.
O protocolo Server Message Block (SMB), indicado na alternativa D, é o correto porque é um protocolo de rede usado principalmente para o compartilhamento de arquivos, impressoras e portas seriais, e para comunicações entre processos em uma rede. No contexto dos sistemas operacionais Windows, especialmente em servidores, o SMB é o protocolo padrão para essas tarefas. Ao longo dos anos, o SMB foi atualizado e vem sendo usado nas versões mais recentes do Windows, incluindo o Windows Server, sob o nome de Microsoft SMB Protocol.
É importante notar que, enquanto os outros protocolos listados nas alternativas são utilizados em contextos específicos (Network File System (NFS) para sistemas Unix/Linux, File Transfer Protocol (FTP) para transferência de arquivos, Secure Shell (SSH) para acesso seguro a um shell remoto e Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) para acessar serviços de diretório), eles não são usados por padrão para compartilhamento de arquivos e impressoras no Windows Server como o SMB.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Samba
Tá loco Pernalonga? rs
Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores. O protocolo SMB pode ser usado sobre seu protocolo TCP/IP ou outros protocolos de rede. Utilizando o protocolo SMB, um aplicativo (ou o usuário de um aplicativo) pode acessar arquivos ou outros recursos em um servidor remoto. Isso permite que os aplicativos leiam, criem e atualizem arquivos no servidor remoto. Ele também pode se comunicar com qualquer programa do servidor que esteja configurado para receber uma solicitação de um cliente SMB. O Windows Server 2012 introduz a nova versão 3.0 do protocolo SMB.
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831795.aspx
Obs.: O SAMBA é a "versão" do SMB para sistemas Unix-like.
Por que não NFS?
Primeiramente SMB=CIFS e mais utilizado para windows, mas claro que pode ser utilizado para Linux. Para Linux o mais comum é o NFS.
O por padrão que faz toda a diferença. Primeiramente SMB=CIFS e mais utilizado para windows, mas claro que pode ser utilizado para Linux. Para Linux o mais comum é o NFS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo