Em relação a conceitos de arquivologia, legislação, protocol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893534 Arquivologia
Em relação a conceitos de arquivologia, legislação, protocolos, classificação, arquivamento e ordenação de documentos, julgue o item seguinte.
O termo arquivo pode ser utilizado para denominar o local onde um acervo documental será conservado, bem como para designar um órgão governamental cuja finalidade é guardar e conservar documentações.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder essa questão, você precisa saber que o conceito de arquivo pode variar de acordo com o contexto em que está inserido.

Arquivo pode ser um local, um mobiliário, um setor, uma instituição inteira, um documento ou um conjunto documental. Vamos ver o que diz o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA)?

Arquivo: 1. conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza do suporte
2. Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso aos documentos. 3. Instalações onde funcionam os arquivos. 4 Móvel destinado à guarda de documentos.
Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, pág. 27.
Voltando à questão, o examinador coloca que o termo arquivo pode ser um local onde o acervo será guardado (definição 3 do DBTA) ou um órgão que tem como função guardar e conservar os documentos (definição 2 do DBTA). Portanto, temos uma questão correta.

O que você precisa guardar dessa questão? Muita atenção na interpretação da palavra arquivo, pois é um termo muito variável e, concomitantemente, abrangente e restritivo, a depender do contexto. 

Gabarito do Professor: certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O termo arquivo deriva do latim archīvum, embora a sua origem mais remota se encontre na língua grega e se possa traduzir por “sede do governo”. O termo é usado para se referir ao conjunto ordenado de documentos que uma sociedade, uma instituição ou uma pessoa elabora no âmbito das suas atividades e funções.

ARQUIVO = pode ser:

um conjunto de documentos 

um móvel para guarda dos documentos,

um local onde os documentos serão guardados

um órgão governamental ou institucional.

 

Biblioteca= conjunto de material ordenado para estudo, pesquisa e consulta.

CERTO. O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística denomina arquivo:

1) Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte;

2) Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos;

3) Instalações onde funcionam arquivos;

4) Móvel destinado à guarda de documentos.

Gabarito: CERTO.

Lei n.º 8.159/91:

Art. 2.º - Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

Segundo Marilena Leite Paz:

"Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte".

 - Móvel - para guarda de documentos.

 - Local - onde o acervo documental será guardado ouinstalações onde funcionam os arquivos.

 - Órgão - governamental ou institucional cujo objetivo seja de guardar e conservar a documentação.   

R.: Correto. O termo arquivo é polissêmico, ou seja, possui diversos significados, podendo ser compreendido como:

a) Conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, em decorrência do exercício de suas funções ou atividades, independentemente de seu suporte ou da natureza dos documentos, para fins de prova (valor probatório) ou informação;

b) Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos;

c) Instalações onde funcionam arquivos (b);

d) Móvel destinado a guarda de documentos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo