Doença de evolução lenta que, quando não tratada, alterna p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1654862 Biologia
Doença de evolução lenta que, quando não tratada, alterna períodos sintomáticos e assintomáticos, com características distintas. Por exemplo, o segundo estágio da enfermidade caracteriza-se por surgimento de erupção cutânea, visíveis principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés. O próximo estágio, de latência, assintomático, pode durar anos até que o último estágio se manifeste, podendo atingir o sistema nervoso, causando a morte do indivíduo. O texto descreve basicamente, as características de uma DST (IST) causada por
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

A sífilis apresenta 3 fases de desenvolvimento.

Terciária: Esta é a sífilis mais difícil de ser detectada, pois têm sintomas em grandes vasos (como a aorta), cérebro, olhos, coração, juntas e até mesmo dentro do sistema nervoso. Ai ela pode causar um diagnóstico um pouco mais complicado.

Latência

Esse é o período correspondente ao estágio inativo da sífilis, em que não há sintomas. Esse estágio pode perdurar por muito tempo sem que a pessoa sinta nada. A doença pode nunca mais se manifestar no organismo, mas pode ser que ela se desenvolva para o próximo estágio, o terciário – e mais grave de todos.

Sífilis, causada por uma bacteria. GAB A

O comando da questão descreve uma IST muito conhecida: a sífilis.

A. Treponem@ pallidum, uma bactéria. GABARITO.

B. Neisseria gonorrheae, um protozoário. FALSO. A gonorrei@ é uma IST causada por uma bactéria e não um protozoário.

C. Chlamydia trachomatis, uma levedura. FALSO. Chlamydia trachomatis é uma bactéria que causa uma doença chamada de linfogranulom@ venéri* (LGV), e é popularmente conhecida como “mula”.

D. Trichomonas v@gin@lis, um flagelado. Causa a tricomoní@se.

E. Mycoplasma genitalium, um fungo. FALSO. É uma bactéria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo