As lagoas costeiras são de fundamental importância para div...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1654863 Biologia
As lagoas costeiras são de fundamental importância para diversos municípios, tendo em vista a sua rica biodiversidade, econômica, social e turística. Possuem como características a estabilidade térmica, a baixa profundidade e são classificadas como ambientes lênticos. Estas condições ambientais submetidas a impactos como despejos de excessivas cargas de nutrientes, favorecem a explosão populacional de microalgas, cianobactérias e macrófitas aquáticas. A maioria das lagoas do Espírito Santo é costeira. O estado trófico das lagoas está intimamente relacionado com a ocupação do solo do entorno da bacia hidrográfica e com os usos dos corpos hídricos. Na região da grande Vitória, destacam-se a lagoa artificial Maringá e as lagoas naturais Juara e Jacuném pela sua importância ambiental e econômica para a região.
As lagoas localizadas em áreas metropolitanas, por conta de despejos de excessivas cargas de nutrientes, estão mais sujeitas à:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - eutrofização, o que leva à redução da quantidade de O2 disponível para os seres vivos.

Explicação sobre o tema:

As lagoas costeiras são corpos d'água lênticos, caracterizados por sua estabilidade térmica e baixa profundidade. Elas desempenham um papel essencial em diversos aspectos, como a biodiversidade, econômico, social e turístico. No entanto, essas lagoas estão sujeitas a impactos ambientais, principalmente em regiões metropolitanas, onde os despejos de cargas excessivas de nutrientes podem ocorrer.

Um dos principais problemas decorrentes desse excesso de nutrientes é a eutrofização. Esse processo resulta no crescimento acelerado de microalgas, cianobactérias e macrófitas aquáticas. A eutrofização pode levar a uma série de consequências negativas para o ecossistema aquático, incluindo a diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido na água, o que prejudica os organismos que dependem desse gás para sobreviver.

Justificativas das alternativas:

Alternativa A: A eutrofização realmente ocorre devido ao excesso de nutrientes, mas a consequência mencionada na alternativa é incorreta. O processo provoca a redução do oxigênio (O2) disponível, e não do gás carbônico (CO2).

Alternativa B: Biomagnificação refere-se ao acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia alimentar, e não está diretamente relacionada ao aumento de nutrientes. Além disso, a biomagnificação não promove o aumento da biodiversidade; pelo contrário, pode levar à diminuição de espécies devido à toxicidade acumulada.

Alternativa C: Correta. A eutrofização leva à proliferação de organismos fotossintetizantes. Quando esses organismos morrem e são decompostos por bactérias, há um consumo elevado de oxigênio, resultando na redução da quantidade de O2 disponível para outros seres vivos.

Alternativa D: A biomagnificação não está relacionada ao aumento de nutrientes, mas sim ao acúmulo de substâncias tóxicas através das cadeias alimentares. Portanto, essa alternativa está incorreta.

Alternativa E: Semelhante à alternativa A, aqui se menciona a redução de CO2, que não é a consequência correta da eutrofização. A correta seria a redução de O2.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema da eutrofização e seus impactos nas lagoas costeiras. Caso precise de mais detalhes ou tenha outras questões, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Um ambiente eutrofizado acaba adquirindo uma coloração turva e a quantidade de oxigênio diminui, o que causa a morte de várias espécies.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo