Continuous delivery (CD) e continuous integration (CI) são ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3103901 Engenharia de Software
Julgue o próximo item, relativos a H2, Keycloak, Webhooks, Git, continuous delivery e continuous integration
Continuous delivery (CD) e continuous integration (CI) são práticas afetas ao DevOps: a primeira realiza a implantação automática no repositório da solução após o build; e a segunda realiza implantação automática no ambiente de produção a cada release
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é E - errado.

Vamos entender por quê:

Tema central da questão:

O item trata dos conceitos de Continuous Delivery (CD) e Continuous Integration (CI), que são práticas comuns no universo DevOps. Esses conceitos são fundamentais para o desenvolvimento de software moderno, pois visam aumentar a eficiência e a qualidade no processo de desenvolvimento e entrega de software.

Continuous Integration (CI): É uma prática onde desenvolvedores integram o código em um repositório compartilhado várias vezes ao dia. Cada integração é verificada por uma automação de build e testes para detectar erros rapidamente. A ideia principal é que a integração frequente reduz o tempo e o esforço necessário para encontrar bugs e conflitos de código.

Continuous Delivery (CD): É uma extensão do CI que garante que o código pode ser lançado de forma confiável a qualquer momento. Após a construção e testes, a aplicação está pronta para ser implantada em produção, mas a decisão de realmente implantar é feita manualmente. O objetivo é ter um processo de lançamento automatizado, onde o código é sempre implantável.

Análise da alternativa:

No enunciado, está dito que Continuous Delivery realiza a implantação automática no repositório após o build, e que Continuous Integration realiza a implantação automática no ambiente de produção a cada release. Isso está errado por dois motivos principais:

  • Continuous Delivery: Não faz a implantação automática no repositório após o build. Em vez disso, refere-se a manter o software sempre pronto para ser implantado em produção após passar por testes automatizados.
  • Continuous Integration: Não realiza a implementação automática no ambiente de produção. O CI é mais sobre a integração contínua e a execução de testes automáticos em um repositório de código compartilhado, não sobre implantar em produção.

Por que as alternativas estão incorretas:

A descrição de cada um dos conceitos está trocada e mal definida. Continuous Integration não envolve a implantação em produção, e Continuous Delivery não se limita a movimentos no repositório.

Após compreender essas definições, fica claro que a afirmação está errada, pois não retrata corretamente as funções do CI e do CD.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E

  1. A CI realiza o build e os testes automatizados continuamente, mas não faz implantação automática no ambiente de produção.
  2. A CD prepara o sistema para produção após o build, mas a implantação em produção depende de uma decisão manual ou de Continuous Deployment.

Portanto, a descrição das práticas no enunciado está incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo