Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto a...
O século XIX constituiu-se em marco fundamental para o desenvolvimento das instituições de segurança pública, com as polícias buscando maior legitimidade e profissionalização. Como referência ocidental, a Polícia Metropolitana da Inglaterra, fundada em 1829, mudou paradigmas, dando preponderância ao papel preventivo de suas ações e foco à proteção da comunidade.
O consenso, em detrimento do poder de coerção, e a prevenção, em detrimento da repressão, reforçaram a proximidade da polícia com a sociedade, com atenção integral ao cidadão. O modelo inglês retirou as polícias do isolamento, apresentando-as à comunidade como importante parceira da segurança pública e elemento fundamental para a redução da violência. Com isso, surgiu o conceito de uma organização policial moderna, estatal e pública, em oposição ao controle e à subordinação política da polícia.
No Brasil, as primeiras iniciativas de implantação da polícia comunitária ocorreram com a Constituição Federal de 1988 e a necessidade de uma nova concepção para as atividades policiais. Foram adotadas estratégias de fortalecimento das relações das forças policiais com a comunidade, com destaque para a conscientização sobre a importância do trabalho policial e sobre o valor da participação do cidadão para a construção de um sistema que busca a melhoria da qualidade de vida de todos.
Brasil. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Diretriz Nacional de Polícia Comunitária. Brasília – DF, 2019. p. 11-12 (com adaptações)
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.
Embora o primeiro período do segundo parágrafo se refira
especificamente ao que ocorreu na Inglaterra, é possível
inferir-se do texto que o consenso e a prevenção
caracterizam a atuação da polícia comunitária em geral.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1) - "A Polícia Metropolitana da Inglaterra, fundada em 1829, mudou paradigmas, dando preponderância ao papel preventivo de suas ações e foco à proteção da comunidade."
2) O consenso, em detrimento do poder de coerção, e a prevenção, em detrimento da repressão, reforçaram a proximidade da polícia com a sociedade, com atenção integral ao cidadão.
Embora a criação da ideia de "Polícia Comunitária" tenha seus primeiros passos na Inglaterra (UK), à época, sua instituição não era principal objetivo. Porém, esta ideia foi difundida nos outros países (BRASIL: CF/88, 3º parágrafo), chegando a um consenso e criando o conceito de Polícia Comunitária, que é aquela que atua ao lado do cidadão e tem papel preventivo.
Gabarito: CERTO
Gab. C
De início, é importante destacar que a Polícia Metropolitana da Inglaterra mudou paradigmas [exemplo ou padrão a ser seguido; modelo; norma].
Esse paradigma tem como característica o "consenso, em detrimento do poder de coerção, e a prevenção, em detrimento da repressão" que, por sua vez, tem como consequência o surgimento do conceito de uma nova organização policial moderna, estatal e pública, em oposição ao controle e à subordinação política da política. É nesse contexto que está inserida "as primeiras iniciativas de implantação da polícia comunitária" e "e a necessidade de uma nova concepção para as atividades policiais", no Brasil.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
CERTO
Embora cite no segundo parágrafo a polícia da Inglaterra, o foco principal
é Universal.
Bons estudos!
Correto!
Corrijo redações e discursivas pelo valor de dez reais e no prazo de 36 horas. Para mais informações entre em contato pelo 21987857129.
Esse tipo de questão é só observar o "Tópico frasal", que é o primeiro período do segundo parágrafo com a conclusão, que se verifica a atuação da polícia comunitária em geral.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo