A Gestão moderna por Processos nasceu durante a “Rev...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Era da Eficiência (1950/69): ênfase no controle interno das operações (burocratização da gestão);
- Era da Qualidade (1970/89): ênfase na satisfação do cliente;
- Era da Competitividade (a partir de 1990): ênfase na busca da excelência empresarial (eficiência + eficácia), atendendo os interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas.
Nas décadas de 50 à 60, a ênfase foi nos recursos materiais. O objetivo primordial era otimizar o uso de recursos consumidos pelos processos. Nesta fase foi criado sistemas de planejamento da necessidade de material (MRP), que equacionaram a programação de matérias-primas e partes de componentes usados na produção de produtos acabados.
A segunda geração do MRP, MRP 2, generalizou estes sistemas para incluir recursos “fixos” tais como usinas ou fábricas, equipamentos e operários. Embora ultrapassados pelos padrões atuais, o MRP2 continua a ser a tecnologia básica para muitos fabricantes.
Organização: A segunda geração se concentrou na organização:
Nas décadas de 70 à 80, a ênfase foi a organização. O objetivo foi trocar as estruturas hierárquicas rígidas para estruturas dinâmicas e horizontais que pudessem se reagrupar rapidamente em resposta às necessidades.
Além da eliminação de alguns níveis, com: gerência de nível médio e cargos de staff e inicio da terceirização em muitas atividades, como: segurança, limpeza, entregas e etc.
A reorganização ainda é visualizada por muitas empresas como a chave para maior rentabilidade, e os esforços maciços de “downsizing” continuam em muitas empresas.
Processo:A terceira geração concentra-se no processo:
Na década de 90, terceira onda, a ênfase agora é o processo. Começou com a “Reengenharia de Processos de Negócios [BPR], que foca na redução de custos, na melhoria de processos de forma radical para que a empresa obtenha maior vantagem competitiva”.
Atualmente a Gestão por Processo (BPM), que podemos considerar uma evolução em relação a BPR e que é uma abordagem menos radical, se tornou uma abordagem sendo adotada por muitas empresas.
b) Gerência da Qualidade Total. Foco da primeira geração
c) Reengenharia de Processos de Negócio. Foco da terceira geração
d) Desenho Organizacional Orientado por Processos. Foco da segunda geração
Kelly Lorraine vc trocou os conceitos da segunda e terceira geração:
1ª Geração: Qualidade Total
2ª Geração: Reengenharia de Processos de Negócio.
3ª Geração: Gerenciamento do Processo de Negócio.
4ª Geração: Inovação do negócio na nuvem.
Fonte: ABPMP CBOK Guide versão 3.0, Página: 327
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo