A abordagem junguiana identificou quatro funções psicológica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q76381 Psicologia
A abordagem junguiana identificou quatro funções psicológicas fundamentais - pensamento, sentimento, sensação e intuição -, sendo que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a A: cada função pode ser experienciada tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida.

Explicação:

A teoria das funções psicológicas de Carl Gustav Jung é um conceito central na sua abordagem da psicologia analítica. Segundo Jung, existem quatro funções psicológicas básicas que são fundamentais para a experiência humana: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Estas são as maneiras pelas quais interpretamos e interagimos com o mundo.

Cada uma dessas funções pode operar de duas maneiras diferentes, denominadas atitudes: introversão e extroversão. A introversão refere-se a uma orientação mais voltada para o mundo interno do indivíduo, enquanto a extroversão se refere a uma orientação mais voltada para o mundo externo.

Justificativa das alternativas:

A - Correta. Esta opção é acertada porque, de acordo com a teoria junguiana, todas as funções psicológicas (pensamento, sentimento, sensação e intuição) podem ser expressas de forma introvertida ou extrovertida, dependendo do tipo psicológico da pessoa.

B - Incorreta. Esta alternativa está errada porque pensamento e sentimento não são limitados à introversão; eles também podem ser extrovertidos, conforme Jung descreve em sua teoria.

C - Incorreta. Errada porque, semelhantemente ao pensamento e sentimento, sensação e intuição não são restritas à introversão; esses processos também podem ser extrovertidos.

D - Incorreta. Esta alternativa é equivocada porque pensamento e sentimento não são exclusivamente extrovertidos; eles podem operar em ambos os modos, extrovertido e introvertido.

E - Incorreta. Sensação e intuição, assim como as outras funções, podem ocorrer tanto de forma extrovertida quanto introvertida, tornando esta opção errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dentre todos os conceitos de Carl Gustav Jung, a idéia de introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo. 

Entretanto, ninguém é totalmente introvertido ou extrovertido. Algumas vezes a introversão é mais apropriada, em outras ocasiões a extroversão é mais adequada mas, as duas atitudes se excluem mutuamente, de forma que não se pode manter ambas ao mesmo tempo.

As Funções Psíquicas
Jung identificou quatro funções psicológicas que chamou de fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição. E cada uma dessas funções pode ser experienciada tanto de maneira introvertida quanto extrovertida.

O Pensamento
Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.

O Sentimento
Tipos sentimentais são orientados para o aspecto emocional da experiência. Eles preferem emoções fortes e intensas ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental. Para ela, tomar decisões deve ser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valores do bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo.

A Intuição
A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicações da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes para os intuitivos do que a experiência real por si mesma. Pessoas fortemente intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos. Os intuitivos processam informação muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada com as informações relevantes da experiência imediata.

Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192 (acessado em:03/01/2012)

"A abordagem junguiana identificou quatro funções psicológicas fundamentais - pensamento, sentimento, sensação e intuição -, sendo que cada função pode ser experienciada tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo