Paciente A.F.M., 72 anos, internado em centro de terapia int...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1702889 Medicina
Paciente A.F.M., 72 anos, internado em centro de terapia intensiva após sepse por pneumonia, tendo sido medicado inicialmente com Ceftriaxone + Azitromicina e, atualmente, com Piperaciclina + Tazobactan + Vancomicina, no momento, com diarreia fétida, ele está intubado, em ventilação mecânica, modo PCV, apresenta a seguinte gasometria arterial: pH 7,37, pCO2 29mmHg; HCO3- 14, Na+ 145, Cl- 116. Sobre a interpretação gasometria associada ao caso clínico, assinale a alternativa que explica melhor seus resultados:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para resolver essa questão devemos seguir alguns passos.

1° PASSO: DESCOBRIR QUAL DISTÚRBIO ÁCIDO-BÁSICO.

Existem 4 distúbios principais:

  • ACIDOSE METABÓLICA: PH baixo + HCO3 baixo
  • ALCALOSE METABÓLICA: PH alto + HCO3 alto
  • ACIDOSE RESPIRATÓRIA: PH baixo + PCO2 alto
  • ALCALOSE RESPIRATÓRIA: PH alto + PCO2 baixo

Vamos pegar os dados do exercício: pH é 7,37 (normal 7,35 a 7,45), HCO3 é 14 (normal 22 a 26) e PCO2 é 29 (normal 35 a 45). Eu te pergunto... isso é uma acidose ou alcalose? É uma acidose, pois o PH está próximo ao limite inferior de normalidade! Agora a segunda pergunta... isso é metabólico ou respiratório? É metabólico, pois o que explica a a acidose é o HCO3 baixo e não o PCO2 baixo. O PCO2 baixa faz alcalose e, nesse caso, ele age como forma de "tentar compensar" a acidose ou de "gerar alcalose respiratória".

2° PASSO: DESCOBRIR SE O QUADRO É SIMPLES OU MISTO

Para descobrir se o quadro é compensado ou não devemos jogar na fórmula do PCO2 esperado que é (1,5 x HCO3) + 8 com variação de +2 ou -2. Após jogar nessa fómrula podemos ter três conclusões:

  • PCO2 ESPERADO NORMAL: trata-se de um acidose metabólica somente
  • PCO2 ESPERADO ABAIXO DO NORMAL: trata-se de uma acidose metabólica + alcalose respiratória.
  • PCO2 ESPERADO ACIMA DO NORMAL: trata-se de uma acidose metabólica + acidose respiratória.

Vamos pegar os dados para o cáculo então. Qual é o HCO3 e PCO2? HCO3 é 14 e PCO2 é 29! Dessa forma, temos que (1,5 x 18) + 8 é 29. Considerando a variação nós temos que o PCO2 esperado é 27 a 31. Qual a conclusão podemos tirar disso? O PCO2 está normal e, portanto, temos uma ACIDOSE METABÓLICA isolada, ou também chamada, acidose metabólica compensada.

3° PASSO: CALCULAR O ANION GAP.

Para descobrir o Anion Gap utilizamos a seguinte fórmula NA - (CL + HCO3). Do Anion gap podemos tirar as seguintes conclusões:

  • ANION GAP AUMENTADO (>12). As pricipais causas são acidose lática, cetoacidose, insuficiencia renal aguda ou intoxicação exógena (metanol, etilenoglicol, salicilato).
  • ANION GAP NORMAL (8 a 12). As principais causas são perda digestiva baixa, acidose tubular renal, insuficiencia renal aguda, intoxicação enxógena (tolueno) ou medicamentos (inibidores da anidrase carbonica ou uso de SF acima de 2L)
  • ANION GAP DIMINUÍDO (<8). As principais causas são erro laboritorial ou gamopatia monoclonal por IGG.

Vamos pegar os dados para o cálculo. Na é 145, Cl é 116 e HCO3 é 14. Jogando na fórmula temos 145 - (116 + 14) que é igual a 15. Dessa forma, temos que o ANION GAP É AUMENTADO! Portanto, trata-se de uma acidose metabólica isolada (compensada) de anion gap aumentado. VEJA O JULGAMENTO DAS ALTERNATIVAS NO PRÓXIMO COMENTÁRIO!

Continuando a resposta do comentário anterior... Vamos julgar as alternativas!

LETRA A: Errado. O paciente apresenta apenas uma acidose metabólica simples compensada, de ânion GAP aumentado, provavelmente em razão do acúmulo de lactato, em função da SEPSE! Não é a pneumonia que aumenta o lactato, mas sim, a sepse! Lembre-se que as principais causas de acidose lática são sepse, choque e insuficiência hepática!

LETRA B: Errado. O paciente apresenta uma acidose metabólica compensada, ou seja, isolada e a sem presença de outros distúrbios ácido-básico.

LETRA C: Correto. O paciente apresenta uma acidose metabólica de ânion GAP aumentado, associado a um componente hiperclorêmico, uma vez que o cloro está de 116! O normal do cloro é de 98 a 107.

LETRA D: Errado. O paciente apresenta uma acidose metabólica de ânion GAP aumentado compensada e sem alcalose respiratória. O termo compensado por alcalose respiratória, na teoria, é considerdo incorreto, pois se tem alcalose respiratória não é compensado. O quadro de acidose metabólica compensada são situações em PCO2 esperado está normal e, portanto, é um distúrbio acidobásico isolado. Quando o PCO2 esperado está abaixo do normal (alcalose respiratória associada) ou acima do normal (acidose respiratória associada) trata-se de um distúrbio descompensado!

Quem quiser estudar mais, estou disponibilizando gratuitamente minhas anotações e flashcards nesse link: https://www.brainscape.com/p/4EQ9O-LH-CMXLS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo