Muitas estruturas submarinas são protegidas contra a corrosã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q234247 Química
Muitas estruturas submarinas são protegidas contra a corrosão através de proteção catódica com uso de anodos galvânicos, comumente denominados “anodos de sacrifício”.

Com relação à proteção catódica galvânica de estruturas de aço-carbono em água do mar, é INCORRETO afirmar que a(s)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda a proteção catódica galvânica, um método utilizado para prevenir a corrosão de estruturas metálicas submersas, como as feitas de aço-carbono em água do mar. Essa técnica é relevante pois aumenta a durabilidade das estruturas, reduzindo custos de manutenção e substituição. Para resolver a questão, é necessário compreender os princípios de corrosão, eletroquímica e a função dos ânodos de sacrifício.

Resumo teórico: A proteção catódica galvânica funciona utilizando um material que é mais facilmente corroído em relação à estrutura que se deseja proteger. Esse material, o ânodo de sacrifício, se oxida preferencialmente, preservando o metal estrutural. A escolha do ânodo baseia-se em seu potencial de eletrodo, que deve ser mais negativo do que o do metal protegido. Esses ânodos são tipicamente feitos de materiais como magnésio, zinco ou alumínio.

Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa D é INCORRETA porque afirma que ligas de Al (alumínio) podem ser usadas como ânodo devido ao seu maior potencial de redução em relação ao aço-carbono. Na verdade, o que permite o uso de ligas de alumínio como ânodos é seu menor potencial de redução, ou seja, um potencial mais negativo, permitindo que o alumínio se oxide primeiro, protegendo assim o aço-carbono.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Correta. A equação apresenta a reação de oxidação do alumínio, que é adequada para a função de ânodo de sacrifício.
  • B: Correta. De fato, a aplicação de fonte externa de corrente não é necessária, já que a proteção catódica galvânica depende das diferenças naturais de potencial entre ânodo e cátodo.
  • C: Correta. A diferença de potencial entre o ânodo e a estrutura de aço-carbono é o que causa o fluxo de corrente, resultando na proteção catódica.
  • E: Correta. As reações de redução ocorrem na superfície do aço-carbono, pois é na interface metal-solvente que ocorre a proteção contra a corrosão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ligas de alumínio tem maior potencial de oxidação e por isso são usados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo