Leia estes textos.TEXTO IEm meados de 2018, os caminhoneiros...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1145515 Atualidades

Leia estes textos.


TEXTO I


Em meados de 2018, os caminhoneiros mostraram seu poder de uma forma nunca antes vista na história recente do Brasil. Os 11 dias de interrupção e desabastecimento causaram prejuízos estimados em 16 bilhões de reais. Os caminhões só deixaram as estradas após o então presidente anunciar a redução do preço do diesel e apresentar uma tabela com os preços mínimos dos fretes. As ofertas do governo, entretanto, pouco mudaram a situação. Segundo um estudo dos economistas Cristiano Aguiar de Oliveira e Daniel Mesquita Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande, a renda dos motoristas que trabalham por conta própria encolheu 20% desde a greve. O faturamento das transportadoras, por outro lado, subiu 28%.
Disponível em:<https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ desde-a-greve-de-2018-vida-de-caminhoneiros-so-piora/>. Acesso em: 21 jun. 2018. (Adaptação)

TEXTO II


Mais quatro cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência por conta da paralisação dos caminhoneiros. A Prefeitura de Campo Belo, no sul do estado, informou que “em decorrência da paralisação prolongada dos caminhoneiros, tem sido afetada a prestação dos serviços públicos, em razão do desabastecimento e ou escassez de insumos no âmbito do município, ocasionando prejuízos de grande repercussão”. 


Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/05/28/interna_gerais,962438/cidades-do-norte-ao-sul-de-minas-decretam-emergencia.shtml>. Acesso em: 21 jun. 2018. (Adaptação)



Considerando esses textos acerca da greve dos caminhoneiros ocorrida em meados de 2018, analise as afirmativas a seguir. 


I. A greve dos caminhoneiros se restringiu ao Sudeste do Brasil, atingindo, especialmente, a região onde está localizada a cidade de Campo Belo, cuja prestação dos serviços públicos foi diretamente afetada em razão do desabastecimento e / ou escassez de insumos no âmbito do município. 

II. A greve aparentemente beneficiou as transportadoras e prejudicou os motoristas que trabalham por conta própria, cuja renda encolheu 20%, segundo um estudo dos economistas Cristiano Aguiar de Oliveira e Daniel Mesquita Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande. 

III. A então presidente da República, Dilma Rousseff, foi a principal responsável pelo fim da greve dos caminhoneiros ao atender prontamente todas as reinvindicações dos setores grevistas, entre elas, a redução do preço do diesel e a criação de uma tabela com os preços mínimos dos fretes.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas