Leia estes textos.TEXTO I A tragédia provocada pelo rompimen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1145516 Atualidades

Leia estes textos.


TEXTO I 


A tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) ainda mobiliza uma intensa operação de buscas pelos desaparecidos. Balanço divulgado em 25 de fevereiro de 2019 pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Minas Gerais, quando a tragédia completou um mês, aponta que foram encontrados 179 corpos, mas 131 pessoas continuam desaparecidas. A barragem 1 de rejeitos de minério de ferro da Mina do Feijão rompeu-se no início da tarde do dia 25 de janeiro de 2019, deixando um rastro de destruição e mortes no município, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte e tem cerca de 36.000 habitantes

Além das mortes causadas, o tsunami de rejeitos de minério de ferro soterrou casas, pousadas e sítios, atingiu o rio Paraopeba (um dos afluentes do rio São Francisco), e provocou danos ambientais tão graves quanto os gerados pelo desastre de Mariana (2015). 


Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/01/politica/1549044928_726130.htm>. Acesso em: 21 jun. 2018. (Adaptação)


TEXTO II 


As duas barragens consideradas mais perigosas do país ameaçam um manancial da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As barragens 1 e 2 da Mina Engenho, em Rio Acima (MG), são as duas que aparecem na lista da Agência Nacional de Mineração (ANM) com classificação A - ou seja, risco alto e elevado potencial de dano.

Elas ficam a 2 km do Rio das Velhas, que abastece um terço da população da capital mineira, e é um dos afluentes do Rio São Francisco. O maior risco caso haja um rompimento é de contaminação química, segundo o secretário de Meio Ambiente de Rio Acima, Marcos Antônio Reis. 


Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/31/barragens-com-maior-potencial-de-dano-do-pais-oferecem-risco-de-contaminacao-quimica-a-manancial-na-grande-bh.ghtm>. Acesso em: 21 jun. 2018. (Adaptação)


Com base nesses textos, que apresentam episódios relacionadas às barragens de rejeitos existentes em Minas Gerais, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 


( ) A tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (2019) provocou danos ambientais tão graves quanto os gerados pelo desastre de Mariana (2015).

( ) A tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (2019) provocou tantas perdas humanas quanto o desastre de Mariana (2015). 

( ) De acordo como o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil de Minas Gerais, atualmente não há mais chances de ocorrerem novos rompimentos de barragens em Minas Gerais. 

( ) A capital mineira, por sua posição geográfica privilegiada, não corre qualquer risco caso uma nova barragem de rejeitos venha a se romper futuramente. 


Assinale a sequência correta.

Alternativas