“As células-tronco exercem hoje um papel único na hi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q118082 Conhecimentos Gerais

“As células-tronco exercem hoje um papel único na história da medicina. Pacientes desesperados pela cura,depositam todas as esperanças em tratamentos derivados das pesquisas com células-tronco. A dura realidade é que, salvo algumas doenças sanguíneas, as células-tronco não ‘curaram’ nada até agora. O sonho da cura não pode ameaçar a qualidade da ciência. As direções a seguir no futuro só devem ser decididas pelos resultados gerados nos laboratórios e não por sonhos. A ciência é a única atividade humana que poderá transformar esperanças em realidade.” (por Alysson Muotri, G1 – Espiral)

Sobre o tema tratado anteriormente, analise:

I. Estudos recentes indicam que a transferência celular entre o feto e a mãe durante a gestação é um fenômeno comum e que a troca de células persiste nos dois indivíduos, anos após o nascimento.


II. Utilizando-se de sondas específicas para o cromossomo Y (aquele presente só em homens), foi revelado que em diversos tecidos de mulheres que havia passado por um transplante, as células masculinas foram rapidamente destruídas.


III. Segundo estudos, a troca celular pode acontecer entre gêmeos no útero ou, de forma já confirmada, durante um aborto espontâneo.

Está(ão) adequada(s) ao enunciado apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas