Em Big Data, uma das propriedades ACID é a atomicidade, que...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre Big Data e suas propriedades. O foco central aqui é a propriedade ACID, que é um acrônimo para Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade. Essas propriedades são fundamentais em sistemas de gerenciamento de bancos de dados para garantir a integridade dos dados.
Atomicidade, que é o ponto discutido na questão, refere-se à garantia de que, em uma transação, todas as operações são completadas com sucesso ou nenhuma é. Ou seja, se qualquer parte da transação falhar, todo o processo é revertido, e o banco de dados retorna ao estado anterior à transação. Isso impede atualizações parciais que poderiam comprometer a integridade dos dados.
A alternativa correta para a questão é: C - certo.
Vamos entender por que essa é a escolha correta:
- A questão afirma que em Big Data, a atomicidade garante que todas as alterações sejam efetivadas sem atualização parcial da transação. Esse é um conceito que se aplica não apenas a Big Data, mas a qualquer sistema que implemente as propriedades ACID.
- A atomicidade assegura a completude das transações, o que é fundamental para evitar a corrupção dos dados por alterações incompletas ou parciais.
A alternativa E - errado não é correta, porque, ao dizer que a atomicidade não garante que todas as alterações sejam efetivadas, contradiz o próprio princípio central da propriedade. A atomicidade é exatamente sobre assegurar que se uma transação começa, ela deve terminar totalmente ou ser cancelada inteiramente.
Ao responder questões como essa, é importante focar nas definições básicas dos termos envolvidos, como as propriedades ACID, e associá-las à questão proposta. Isso ajuda a determinar se as afirmações são verdadeiras ou não.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab C.
Quando falar da propriedade de Atomicidade lembre-se: Tudo ou Nada.
Propriedades clássicas de uma transação em bancos de dados, a ACID:
a) Atomicidade: uma transação é uma unidade de processamento que deve ser realizada integralmente ou não é realizada.
b) Consistência: uma transação, após sua execução, deve levar o banco de dados de um estado consistente para outro estado consistente.
c) Isolamento: uma transação deve parecer como se estivesse sendo executada isoladamente ou sozinha.
d) Durabilidade: as alterações realizadas em um banco de dados por meio de uma transação que chegou ao final com sucesso (commit/confirmadas) devem ser persistidas nesse banco de dados.
Atomicidade é uma proposição do tipo tudo ou nada; indivisível.
Cespe-2022- Atomicidade da transação em um banco de dados ocorre quando todas as operações da transação são refletidas corretamente no banco de dados; ou quando nenhuma delas é refletida. (c)
Gabarito: CERTO.
atomicidade → FAMOSO "TUDO OU NADA"
A banca exagerou no uso do "Big Data" no enunciado da questão, provavelmente para justificar o fato deste tópico ter sido colocado no edital.
Porém, ACID (atomicidade, preservação da consistência, isolamento das transações, e durabilidade ou persistência) compreende as quatro propriedades desejáveis no processamento de transações, em particular, no controle de concorrência, visando a confiabilidade e consistência da base de dados.
Estas 4 propriedades, presentes principalmente nos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados relacionais (embora nem todo SGBD relacional as implemente), foram conceituadas bem antes do aparecimento das necessidades de processamento de quantidades massivas de dados que caracterizam o Big Data. De acordo com a wikipedia, no artigo "Principles of transaction-oriented database recovery", publicado em 1983, de autoria de Andreas Reuter e Theo Härder, o acrônimo ACID foi inventado, e o trabalho foi desenvolvido com base em trabalhos anteriores do cientista da computação Jim Gray que enumerou Atomicidade, Consistência e Durabilidade, mas deixou de fora o Isolamento ao caracterizar o conceito de transação.
Por outro lado, no contexto de Big Data, diversas tecnologias podem ser empregadas, entre elas, SGBDs NoSQL que, em geral, são compatíveis com as propriedades BASE (basically available, soft state and eventually consistent).
Basically Available – em vez de impor consistência imediata, os bancos de dados NoSQL modelados em BASE garantirão a disponibilidade dos dados, espalhando-os e replicando-os nos nós do cluster de banco de dados.
Soft State – devido à falta de consistência imediata, os valores dos dados podem mudar com o tempo. O modelo BASE rompe com o conceito de banco de dados que impõe consistência própria, delegando essa responsabilidade aos desenvolvedores.
Eventually Consistent – O fato de que o BASE não impõe consistência imediata não significa que nunca a atinge. No entanto, até que isso aconteça, as leituras de dados ainda são possíveis (embora possam não refletir a realidade).
Assim como os bancos de dados relacionais são geralmente compatíveis com ACID, os bancos de dados NoSQL tendem a estar em conformidade com os princípios BASE. Podemos citar: MongoDB, Cassandra, Redis, Amazon DynamoDB e Couchbase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo