A interrupção do tráfico transatlântico dificultou a compra ...
A interrupção do tráfico transatlântico dificultou a compra de escravizados diretamente da África, e tornou possível a ressignificação dos corpos negros femininos e de sua tríplice utilização, de modo que ser produto, produtora e reprodutora ganhou destaque sob os olhares de proprietários, traficantes e médicos. A medicina passou a adentrar a senzala para pedagogicamente construir instruções sobre gravidez, parto e pós-parto na manutenção da vida de mães e filhos, entendidos por médicos e proprietários como propriedades que não poderiam sucumbir no momento do nascimento.
VIANA, I. da Silva, Tríplice utilização dos corpos negros femininos. Revista Tempo 29,2023, p. 278. Adaptado.
A respeito dos fatores que justificam a preocupação com a conservação da saúde das mulheres escravizadas no século XIX, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pretensão de garantir novas gerações de trabalhadores que, por nascerem no Brasil, passavam à condição civil de súditos do Império e não mais propriedade de seus senhores.
( ) O interesse pelo aumento do patrimônio senhorial, mediante o crescimento endógeno da população escravizada.
( ) A imposição de cuidados com o bem estar material e espiritual dos escravos que, por serem cristãos precisavam ser assistidos.
As afirmativas são, respectivamente,