Em relação à adaptação do trabalho ao homem, a ergonomia de...
Considerando a figura acima, bem como aspectos relativos a conforto ambiental e desempenho térmico, acústico e sonoro em edificações, julgue os itens subsecutivos.
Em relação à adaptação do trabalho ao homem, a ergonomia deve considerar aspectos relativos a desempenho térmico, mesmo quando não estiver relacionada diretamente ao desenho dos objetos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sera que o erro está em "mesmo quando NÃO estiver relacionada ao desenho dos objetos"? Ainda assim marcaria Certo...
NR 17 - ERGONOMIA
17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;
b) índice de temperatura efetiva entre 20°C e 23°C;
c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
d) umidade relativa do ar não inferior a 40%.
17.5.2.1. Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.
Não entendi onde está o erro da questão. Ergonomia não é só a respeito das medidas adequadas dos mobiliários, mas também do devido conforto térmico, lumínico e sonoro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo