O Texto, considerando-se sua organização discursiva, deve se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044838 Português
A questão deve ser respondida a partir do Texto.

Como ensinar a ler

    Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.

    Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.

     Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em estórias.

    É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda. Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.

ALVES, Rubem, Ostra feliz não faz pérola.
Ed. Planeta do Brasil Ltda. São Paulo. 2021.
O Texto, considerando-se sua organização discursiva, deve ser incluído entre os textos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é de tipologia textual e quer saber qual o tipo de texto da questão. Vejamos:

A) descritivos.
ERRADO. 
Descrição: tem por objetivo fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objeto, um movimento... Os tempos verbais mais frequentes são o presente e o pretérito imperfeito do indicativo.


B) narrativos.
ERRADO.
Narração: visa contar um fato, com narrador, personagens, noção espaço/tempo, enredo... Nela, os verbos se encontram normalmente no pretérito (passado), pois as narrações normalmente remetem a fatos que já ocorreram.


C) dissertativos expositivos.
ERRADO.
Dissertação expositiva: caracterizada por esclarecer um assunto com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate.

D) dissertativos argumentativos.
CERTO. Trata-se de um texto dissertativo argumentativo.
Dissertação: é um estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de ideias, apresentada de forma lógica, com razoável grau de objetividade, clareza e coerência. Pode ser expositiva: caracterizada por esclarecer um assunto com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate. E pode ser argumentativa: com intuito de defender um ponto de vista que convença o interlocutor. Para tal, os verbos se encontram predominantemente no presente.


E) injuntivos.
ERRADO.
Injunção: indica como realizar uma ação, aconselha, impõe, instrui o interlocutor; chamado também de “instrucional". Apresenta, geralmente, verbos no imperativo (ordem).


Gabarito: Letra D



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. D

Descrição: descrever algo em minúcias -> Lembrar de um quadro estático. Ex.: A pintura retrata uma mulher pálida, com olhos pequenos e serenos, seu semblante angelical, mas triste...

Narração: contar um momento/ ações (enredo, personagens e sequência de ações) -> Lembrar de um filme. Ex.: O rapaz esperava dentro do carro, enquanto seu amigo entrava na loja de conveniência, a gangue adversária os observava de longe, no momento que o rapaz ficou só, eles o atacaram...

Dissertação-Expositiva: escrever sobre algum assunto, sem opinar (é um fato). Ex.: A leitura desenvolve a compreensão e a interpretação de textos, bem como a escrita.

Dissertação-Argumentativa: escrever sobre algum assunto com a finalidade de convencer o leitor (é uma opinião) Ex.: A leitura é a melhor forma de compreender o mundo.

Injuntivo: prescrição, sequência de ordens/ modo de fazer - Lembrar da receita de bolo.

Qualquer erro, corrijam-me.

Bons estudos!!!

dissertativo argumentativo: está defendendo um ponto de vista, através de analogias, como o ensino da jardinagem e da música, para convencer o leitor de seu método de ensino da leitura

Gabarito D. Argumentativo em primeira pessoa..

Expositivo = Escritor apresenta sem usar frases que comprovem sua tese.

Argumentativo = Deve haver defesa marcada da tese.

Letra D.

Tese: Pra ensinar algo é preciso despertar o interesse primeiro. Assim, com a leitura não é diferente. Diante da beleza dos livros, não é dificil despertar o interesse de alguém pela leitura.

Dissertação:

. Principal característica -> Ausência de personagens;

. Dissertação EXPOSITIVA -> NÃO há posicionamento por parte do autor;

. Dissertação ARGUMENTATIVA -> HÁ posicionamento por parte do autor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo