Leia a notícia de 05 de abril, do site do jornal O Estado d...
No mesmo dia em que o presidente da Samarco afirmou não haver mais rejeito de minério de ferro vazando da barragem da mineradora, o Ministério Público Estadual (MPE) anunciou, cinco meses após a tragédia, ter entrado com ação na Justiça para obrigar a empresa a parar imediatamente o derramamento de lama da represa. Conforme o pedido, o vazamento continua e, somente entre janeiro e fevereiro de 2016, a estimativa é que cerca de 5 milhões de metros cúbicos tenham descido da estrutura.
(http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,lama-continua-descendo- -diz-ministerio-publico,10000025037. Adaptado)
O derramamento de lama ocorreu e continua ocorrendo
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - em Mariana.
Essa questão aborda um dos desastres ambientais mais significativos ocorridos no Brasil: o rompimento da barragem de Fundão, operada pela mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Esse evento é relevante em estudos de atualidades e desastres ambientais porque foi um dos maiores desastres ambientais do país, com consequências duradouras para a região e seus habitantes.
Resumo Teórico: Em 5 de novembro de 2015, a barragem de Fundão rompeu, liberando cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. O vazamento de lama causou danos ambientais extensos, impactando rios e comunidades ao longo do Vale do Rio Doce. O desastre não só devastou o ecossistema local, mas também teve implicações sociais e econômicas significativas.
Para responder corretamente à questão, é importante lembrar que o evento ocorreu em Mariana, local frequentemente mencionado em qualquer discussão sobre desastres ambientais no Brasil.
Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa D é correta porque o rompimento da barragem que gerou o derramamento de lama mencionado no enunciado ocorreu na cidade de Mariana. Esta informação é amplamente documentada por fontes confiáveis, como relatórios do Ministério do Meio Ambiente e notícias de veículos de comunicação.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - no vale do Jequitinhonha: Apesar de ser uma região em Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha não tem relação direta com o desastre da Samarco.
B - em Belo Horizonte: Embora seja a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte não foi o local do rompimento da barragem.
C - em Vitória: Vitória, no Espírito Santo, foi afetada indiretamente pela contaminação do Rio Doce, mas não é o local do rompimento.
E - no vale do rio São Francisco: O Rio São Francisco não foi afetado pelo rompimento da barragem em Mariana.
Para evitar erros em questões similares, preste atenção aos detalhes geográficos e associe eventos a seus locais corretos. Isso ajudará a eliminar alternativas incorretas rapidamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo