Entre as opções a seguir, assinale aquela que mostra uma mo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão é sobre linguagem formal
e informal e quer que identifiquemos a alternativa que mostra uma
modificação inadequada da língua culta para a linguagem informal. Vejamos:
- Obs.: Abaixo, em cada alternativa, há duas frases: uma formal/culta e uma informal. A questão quer que identifiquemos a alternativa em que não houve a mudança de uma frase formal/culta para uma informal, ou seja, em que houve a permanência de uma frase formal/culta seguida de outra frase formal/culta.
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. Na linguagem formal, quando usamos a conjunção "SE", o verbo deverá aparecer conjugado no futuro do subjuntivo ("começaria"). Nesse caso, é informal usar o verbo no pretérito imperfeito do indicativo ("começava") com a conjunção "se".
B) Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; / Eu levaria ela a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes.
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. Na linguagem informal, usa-se de forma errada o pronome pessoal do caso reto ("ela") no lugar do pronome pessoal do caso oblíquo ("a"). Os pronomes pessoais do caso reto nunca ocupam a posição de complemento de verbo, ou seja, não podem exercer a função de objeto direto.
C) Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. / A gente ouviria junto as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música.
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. "Nós" (ouviríamos) é usado na linguagem formal; "a gente" (ouviria) é usado na linguagem informal.
D) (...) ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. / ... ela mesma a mim pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
CERTO. Aqui há uma modificação INADEQUADA da linguagem culta para a linguagem informal. Há duas linguagens FORMAIS aqui: os termos "mim" e "me" são pronomes pessoais oblíquos e estão relacionados diretamente à primeira pessoa do singular, nesse caso o "eu". Aqui houve apenas a mudança do uso de um pronome pessoal oblíquo átono ("me") por um pronome pessoal oblíquo tônico ("mim"); ou seja, não houve linguagem informal na reescritura.
E) Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. / Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas viram nossas.
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. "Virar", nesse caso, está sendo usado no sentido figurado e informal (= passar a ser) e não no sentido formal de "mudar de posição".
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"a mim" não é coloquial, essa é a inadequação.
Acredito que seja erro de paralelismo. ..
Pedira a mim = VTI + objeto indireto
lhe ensinasse = VTDI o mistério (OD) (lhe) OI
ela mesma a mim pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
todas tem erro, pqp
Seria melhor o enunciado escrito: marca a mais errada!
concordancia pronominal deixou de ser erro?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo