Entre as opções a seguir, assinale aquela que mostra uma mo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044841 Português
A questão deve ser respondida a partir do Texto.

Como ensinar a ler

    Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.

    Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.

     Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em estórias.

    É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda. Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.

ALVES, Rubem, Ostra feliz não faz pérola.
Ed. Planeta do Brasil Ltda. São Paulo. 2021.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que mostra uma modificação inadequada da língua culta para a linguagem informal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é sobre linguagem formal e informal e quer que identifiquemos a alternativa que mostra uma modificação inadequada da língua culta para a linguagem informal. Vejamos:



  • Obs.: Abaixo, em cada alternativa, há duas frases: uma formal/culta e uma informal. A questão quer que identifiquemos a alternativa em que não houve a mudança de uma frase formal/culta para uma informal, ou seja, em que houve a permanência de uma frase formal/culta seguida de outra frase formal/culta.


A) Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. / Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começava com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. 
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. Na linguagem formal, quando usamos a conjunção "SE", o verbo deverá aparecer conjugado no futuro do subjuntivo ("começaria"). Nesse caso, é informal usar o verbo no pretérito imperfeito do indicativo ("começava") com a conjunção "se".


B) Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; / Eu levaria ela a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes. 
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. Na linguagem informal, usa-se de forma errada o pronome pessoal do caso reto ("ela") no lugar do pronome pessoal do caso oblíquo ("a"). Os pronomes pessoais do caso reto nunca ocupam a posição de complemento de verbo, ou seja, não podem exercer a função de objeto direto.


C) Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. / A gente ouviria junto as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música.
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. "Nós" (ouviríamos) é usado na linguagem formal; "a gente" (ouviria) é usado na linguagem informal.


D) (...) ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. / ... ela mesma a mim pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
CERTO. Aqui há uma modificação INADEQUADA da linguagem culta para a linguagem informal. Há duas linguagens FORMAIS aqui: os termos "mim" e "me" são pronomes pessoais oblíquos e estão relacionados diretamente à primeira pessoa do singular, nesse caso o "eu". Aqui houve apenas a mudança do uso de um pronome pessoal oblíquo átono ("me") por um pronome pessoal oblíquo tônico ("mim"); ou seja, não houve linguagem informal na reescritura.


E) Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. / Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas viram nossas.
ERRADO. Aqui NÃO há uma modificação inadequada da linguagem culta para a linguagem informal. "Virar", nesse caso, está sendo usado no sentido figurado e informal (= passar a ser) e não no sentido formal de "mudar de posição".


Gabarito: Letra D



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"a mim" não é coloquial, essa é a inadequação.

 Acredito que seja erro de paralelismo. ..

Pedira a mim = VTI + objeto indireto

lhe ensinasse = VTDI o mistério (OD) (lhe) OI

ela mesma a mim pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.

todas tem erro, pqp

Seria melhor o enunciado escrito: marca a mais errada!

concordancia pronominal deixou de ser erro?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo